Mais com menos: Fecam anuncia resultados da Reestruturação da Egem

Publicado em 20/05/2020 às 19:46 - Atualizado em 20/05/2020 às 19:46

Amunesc participa de assembleias da Fecam e Egem
Créditos: Divugação Baixar Imagem

Redução nos custos e aumento de oferta de serviços às prefeituras. Estas foram algumas das medidas apresentadas pela Federação Catarinenses de Municípios na manhã desta quarta-feira (20). O anúncio foi feito durante a Assembleia Geral da entidade, realizada por videoconferência. A Amunesc participou representada pelo prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, e pelo Secretário-Executivo da Associação, Tufi Michreff Neto. 

Segundo o diretor executivo da Fecam, Rui Braun, somente a adoção de teletrabalho para toda a Fecam apresenta economia de aproximadamente R$ 22 mil mensais à entidade. Além disso, com a renegociação e suspensão de contratos a Federação também reduziu em mais de de R$ 34 mil seus gastos desde o mês de março. Mesmo assim, o anúncio é de expansão dos serviços oferecidos aos municípios. Para auxiliar no enfrentamento da crise provocada pelo Novo Coronavírus, a Fecam apresentou a contratação de consultoria em saúde, a ampliação dos serviços de contabilidade e a potencialização dos investimentos em gestão do conhecimento, através da Escola de Gestão Pública Municipal de Santa Catarina (Egem).

A manhã contou também com a Assembleia geral da Escola. No encontro foram apresentados os resultados contábeis de 2019, o comparativo com 2018 e os resultados de 2020 até o momento. Desde fevereiro, quando a Fecam passou a responder administrativamente pela Egem, a Escola passa por uma completa reestruturação, potencializada pelas medidas restritivas impostas pelos decretos de quarentena editados pelo governo estadual. 

“Tínhamos um modelo de negócios que se mostrou insustentável e um modelo educacional insuficiente perante o contexto atual, de pandemia e isolamento. Fizemos a revisão estratégica, investimos em tecnologia e adotamos o princípio da gratuidade na entrega de treinamentos, capacitações, instruções e eventos planificados pelo Sistema Fecam para 2020. Hoje, com a reestruturação da Egem e a reconfiguralção dos modelos educacionais, estamos alcançando muito mais pessoas pelos treinamentos online do que alcançávamos antes”, afirmou o diretor executivo da Fecam, Rio Braun. 

Segundo a entidade, as reuniões e palestras dos últimos 60 dias tiveram cerca de 13 mil espectadores durante a realização dos eventos ao vivo realizados pela plataforma Zoom e mais de 30 mil espectadores nos vídeos publicados no Youtube, enquanto em todo o período de 2018 a Egem atingiu um público de aproximadamente 16 mil pessoas em suas capacitações.

“Estes novos tempos nos trouxeram desafios e nos impulsionaram a adotar medidas que proporcionaram resultados incríveis. Estamos entregando mais informações, mais treinamentos, mais capacitações, mais prestação de serviços, com custo menor, menos deslocamento e menos riscos”, declarou o presidente da Fecam e prefeito de Caçador, Paulo Sperotto.

O prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, elogiou o empenho da Fecam: “eu acompanhei desde o começo da história da Egem e gostaria de registrar o reconhecimento pelos esforços da Fedam em reerguer e fortalecer a entidade. Vemos o excelente trabalho que está sendo feito para a reestruturação”, afirmou o prefeito Magno Bolllman.


publish