Educação: secretários municipais debatem a volta às aulas

Publicado em 17/06/2020 às 16:02 - Atualizado em 17/06/2020 às 16:38

Os secretários de educação dos municípios da Amunesc estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (17), para discutir a possibilidade de volta às aulas presenciais e as demandas da educação durante a pandemia de Covid-19. O encontro do Colegiado de Educação da Associação aconteceu por videoconferência e contou com a participação do Secretário-Executivo da entidade, Tufi Michreff Neto.

Tufi destacou a necessidade de preparar professores e equipes da educação para a nova realidade que se apresentará com a volta às aulas, inicialmente estabelecida pelo governo do estado para o dia 03 de agosto. “Sabemos que o momento é de união e integração, e temos pautado essa articulação em reuniões com a macrorregião de saúde, incluindo outras duas associações e os Consórcios de Saúde. Temos que estar atentos e prepararmos nossas equipes para esse ‘novo normal’ que virá com o relaxamento da quarentena”, afirmou o Secretário-Executivo.

Para os Secretários de Educação da região, o momento é de apreensão. “Precisamos definir uma série de mecanismos, que vão desde o transporte escolar até os protocolos de segurança da alimentação. É importante considerarmos as características e especificidades dos nossos municípios”, declarou a Secretária de Educação de Joinville, Sônia Regina Victorino Fachini.

Os gestores defenderam também a aplicação de um questionário sobre a possibilidade de volta às aulas para as famílias de crianças matriculadas na rede municipal de ensino. A sondagem com a comunidade escolar será elaborada pelo Colegiado de Educação da Amunesc e aplicada em todos os municípios, com o objetivo de subsidiar com informações participativas a tomada de decisão dos gestores. A ferramenta será analisada na próxima reunião do Colegiado, agendada para o dia 25 deste mês.


publish