Compartilhar share

Amunesc vence prêmio BIM Projetos 2021 em Santa Catarina

Publicado em 16/12/2021 às 21:53 - Atualizado em 16/12/2021 às 21:53

Entrega do Prêmio BIM Projetos 2021
Créditos: Diego Rosa/Amunesc Baixar Imagem

O orgulho pelo trabalho realizado e a conquista alcançada contagiou toda a equipe da Amunesc na quinta-feira (16/12), quando foi entregue para a entidade o Prêmio BIM em Projetos 2021.

A ação que resultou na premiação foi a do projeto do Centro de Educação Infantil (CEI) Osvaldo Tavares, no município de Joinville.

A conquista foi muito festejada, principalmente pelos profissionais do setor de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo. A proposta do novo CEI foi toda executada na plataforma BIM (building information modeling). O programa possibilita uma melhor visualização da maquete digital, na medida que vão sendo inseridas as informações sobre a obra.

Esse software foi implantado na Amunesc em 2020. Em parceria com o Senac, a associação proporcionou capacitação aos técnicos das prefeituras dos nove municípios da região, além da equipe de Engenharia e Arquitetura da própria entidade regional.

A secretária-executiva da Amunesc, Simone Schramm, parabenizou os profissionais envolvidos no trabalho e destacou a intensa dedicação da entidade em atender as demandas dos municípios associados, o que resultou em 105 projetos desenvolvidos.

O secretário de Educação Joinville, Diego Calegari, valorizou a importância desta ação da Amunesc ao dedicar essa experiência no projeto de um Centro de Educação Infantil. Quando concluída, essa obra vai proporcionar mais oportunidades para a comunidade joinvilense ter acesso à rede municipal de ensino.

O 3º BIM Crea-SC: BIM de Norte a Sul, vencido pela Amunesc, foi promovido pela Conexão BIM. Esta premiação é patrocinada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) e destaca profissionais que atuam em empresas públicas e privadas, fabricantes de software, engenheiros, arquitetos e das demais áreas relacionadas às obras e projetos.

A entrega do prêmio foi feita pela coordenadora da Conexão BIM, a engenheira Késia Alves da Silva. Ela também salientou a dedicação da Amunesc nesta ação e ressaltou que o projeto BIM proporciona maior qualidade no resultado e quem ganha é a população.

O arquiteto e urbanista da Amunesc, Juliano Venancio, tem especialização em BIM e partiu dele a iniciativa em participar do prêmio. “Para a Amunesc, isso representa um ganho especial, um ponto de partida de referência aos municípios, para que esse processo de implantação da ferramenta BIM seja realizado. Valoriza a engenharia, com economia de obra, diminuição de aditivos. Há um ganho para a construção civil”, observou.


publish