Compartilhe
São Francisco do Sul

31ª Festilha começa nesta sexta (12) com muita cultura e gastronomia

Publicado em 09/04/2019 às 17:17 - Atualizado em 09/04/2019 às 17:17

Faltam três dias para o início da 31ª Festilha  - Festa das Tradições da Ilha de São Francisco do Sul. Com uma programação variada e pensada para valorizar ao máximo a identidade cultural da cidade, a festa, que acontece de 12 a 15 de abril, contará com a gastronomia típica, show nacional e gratuito com Marcos & Belutti no dia 14, às 23h, músicos francisquenses e muitas manifestações culturais no coração do Centro Histórico. A abertura oficial é na próxima sexta-feira (12), às 20h, no Pavilhão Central, no Aterro da Babitonga.

De acordo com o prefeito Renato Gama Lobo, a Festilha continua mantendo e promovendo as tradições francisquenses. “Nós somos privilegiados pelo cenário histórico que serve de palco para a arte e a cultura da nossa cidade.  Buscamos, com a festa, dar ainda mais valor à nossa tradição, mantendo nossas referências vivas e, ainda, movimentando a economia turística do município”, afirma.

Este ano, a Festilha ainda apresenta novidades na estrutura. As entidades, antes instaladas ao lado da Praça da Bandeira, serão realocadas para os outros ambientes, junto ao Mercado Público e ao Pavilhão Central, localizado no Aterro da Babitonga. O objetivo é reorganizar o espaço da festa e a área da praça de alimentação. Além disso, o pórtico de entrada foi recuado até a altura do prédio do antigo INSS, o que permitirá melhor posicionamento da Polícia Militar e fluxo dos táxis naquela área. O Terminal Turístico Naval será destinado a feira de artesanato, as exposições artísticas e contará também com o Palco Autoral.

Para a secretária de Turismo, Jamille Douat, a expectativa é de que a festa receba 50 mil visitantes. “Desde o início, pensamos toda a programação da festa com muito carinho. Nossos pontos fortes são a cultura e a gastronomia. São entidades filantrópicas envolvidas na tradição gastronômica e quase 30 pratos diversos, como o tradicional pirão com linguiça e as opções com frutos do mar”.

Na parte musical, um espaço dedicado aos artistas autorais do município integra a programação. Além disso, durantes os dias de festa serão realizadas as apresentações típicas do tradicional boi de mamão e o pau de fita. “O que uma cidade tem de mais valoroso é a sua tradição, sua cultura e o seu povo. A função da Festilha é eternizar esses traços tão importantes. As apresentações vêm para coroar este movimento”, afirma o diretor-presidente da Fundação Cultural Ilha de São Francisco (Fucisf), Rangel Friolin.

Ainda sobre as festividades, para o dia do aniversário, 15 de abril, a programação começa cedo. Às 8h, o prefeito recebe autoridades locais e a comunidade para a solenidade na Praça Getúlio Vargas, seguida do Desfile Comemorativo de fanfarras e pelotões militares e de entidades. Toda a comunidade está convidada a participar.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Max Colin, 1843, Centro, Joinville - SC
CEP: 89204-635