Compartilhe

Versão final da revisão do Plano Diretor é entregue para a prefeitura de Araquari

Publicado em 11/06/2019 às 17:52 - Atualizado em 12/06/2019 às 17:17

Ocorreu, no último dia 04, reunião para entrega da versão final da minuta do novo Plano Diretor Participativo para a prefeitura de Araquari. O encontro com o prefeito Clenilton Carlos Pereira contou ainda com a presença de vereadores, que puderam acompanhar a apresentação do processo da revisão do projeto de lei que agora será encaminhado ao poder legislativo, para votação.

O prefeito destaca a importância da atualização do Plano Diretor para o desenvolvimento da cidade, que lidera desde 2014 o ranking das cidades que mais crescem em população em Santa Catarina: “vamos preparar nossa cidade para o futuro, estabelecer metas para construir um lugar mais moderno, seguro e com espaços urbanos humanos e de qualidade para todos”.

O processo de revisão teve início em 2015 e contou com participação de equipe multidisciplinar da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), além de técnicos da prefeitura e dos munícipes de Araquari. Composta por duas arquitetas urbanistas, uma geógrafa, um engenheiro ambiental e um assessor jurídico em direito urbanístico, a equipe multidisciplinar da Amunesc trabalhou elaborando a revisão no texto da lei e a atualização da cartografia. Para o secretário executivo da Associação, Tufi Michreff Neto, “é importante essa entrega porque outros municípios também serão atendidos com essa demanda de revisão do plano diretor com o assessoramento da Amunesc”.

As reuniões participativas ocorreram nas zonas urbanas e rurais do município. De acordo com a arquiteta Nathália de Souza Zattar, integrante da equipe responsável pela assessoria técnica, a mobilização e participação popular é primordial, pois “é a população que mostra a identidade do município, apresenta as carências e as potencialidades da cidade, o que se espera da cidade para os próximos anos”.

Tufi ressalta ainda que “a atualização do Plano Diretor é fundamental para o desenvolvimento econômico do município. A medida visa consolidar e dar segurança jurídica para quem quer investir em Araquari”.

A próxima etapa do processo consiste no envio da minuta final do Plano Diretor à Câmara de Vereadores da cidade, onde deverão ser realizadas outras audiências públicas para a discussão da revisão da lei. Após votação na Câmara, o projeto retorna à prefeitura para a sanção do poder executivo municipal.

Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araquari

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Max Colin, 1843, Centro, Joinville - SC
CEP: 89204-635