Compartilhe

Colegiado de Turismo se reúne na Amunesc

Publicado em 06/08/2019 às 15:28 - Atualizado em 06/08/2019 às 15:28


Créditos: Ariele Cardoso Baixar Imagem

Aconteceu, na manhã desta terça-feira (06) na Amunesc, a 4ª Reunião do Colegiado de Turismo. O encontro foi liderado pelo Coordenador do Colegiado e secretário-executivo da Associação, Tufi Michreff Neto, e contou com apresentação da Diretora de Turismo de São Bento do Sul, Luiza da Silva. A reunião foi transmitida ao vivo pelo Facebook. Entre os presentes estavam presidentes dos Conselhos Municipais de Turismo, integrantes da Instância Caminho dos Príncipes, além de secretários e os técnicos das pastas de Turismo dos municípios.

Tufi informou que a impressão das 25 mil cópias do mapa turístico da região, demanda levantada anteriormente, será providenciada ainda neste mês. A apresentação da Luiza também havia sido programada no encontro anterior, e é parte do projeto de ampliar os espaços possibilitados pelas reuniões de colegiado da Amunesc e aproveitá-los também para promover capacitações e trocas de experiências. “A ideia é de que possamos somar forças em busca da integração regional das iniciativas de turismo, visando a evolução conjunta do nosso trabalho”, destacou o secretário-executivo.

Luiza apresentou a engrenagem do turismo, envolvida pelos Conselhos Municipais de Turismo (Comtur), pelas Secretarias de Turismo (Sectur) e pelas Associações de Turismo, ou iniciativas como o Conventions & Visitors Bureau, de Joinville. A Diretora ainda destacou a importância do investimento na articulação conhecida como “CPF do Turismo” (Conselho Municipal, Plano Municipal e Fundo Municipal) e “DNA do Turismo” (Destino, Natural e Apelo). “Quando eu descubro realmente qual é o DNA do meu destino e eu vejo qual é o diferencial que ele tem em relação a outro, a experiência que eu vou proporcionar para o turista se transforma”, afirmou Luiza.

A apresentação também abordou a cadeia de valor do turismo. Luiza frisou o envolvimento da iniciativa pública e privada nesta cadeia, além da participação do terceiro setor. Segundo a Diretora, a conexão dos três segmentos é importante para promover o turismo regional. “Enquanto a iniciativa pública tem a responsabilidade de criar, difundir e gerir políticas públicas, a iniciativa privada é responsável pelos equipamentos turísticos e por sua comercialização. O terceiro setor é composto de associações e organizações, e seu envolvimento pode promover turismo colaborativo, além de possibilitar gestão inteligente e proporcionar benefícios mútuos” enfatizou.

Outro destaque da apresentação de Luiza foi a fala sobre a microrregião turística composta pelos municípios de Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul, que também integram o Consórcio Intermunicipal Quiriri. O consórcio desenvolveu os Planos Municipais e o Plano Regional do Turismo, o Circuito das Araucárias de Cicloturismo; a criação da marca turística Destinos do Quiriri (placebranding) e da plataforma de comunicação; além do projeto Acolhida na Colônia, que associou 40 famílias de agricultores da região. Luiza destacou ainda que, com o sucesso conquistado pelo projeto de Cicloturismo, o Consórcio está desenvolvendo também um Circuito de Turismo de caminhada: o Caminhantes. Segundo Luiza, “o recurso para a realização destas iniciativas só foi possível graças à união dos quatro municípios. Foi este trabalho coletivo que proporcionou o desenvolvimento dos projetos relacionados à microrregião”. Para a Diretora, “é preciso cooperar para competir. Toda relação tem que ser de ganha-ganha, não existe mais espaço para relações onde alguém perde”, afirmou.

Citando ainda a relevância e influência sobre o turismo na região, o secretário-executivo repassou informações sobre a possibilidade da criação de um consórcio intermunicipal para a manutenção das rodovias estatuais, seguindo o Projeto Recuperar, do Governo do Estado. Tufi destacou que será feita reunião com os prefeitos da região para determinar o interesse de cada município e definir detalhes do processo.

Na reunião também foi divulgado o Curso de Turismo Rural que será promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) entre os dias 03 e 05 de setembro. Serão abordados o turismo rural na agricultura familiar, o processo de roteirização, inovação e empreendedorismo, noções de atendimento nos serviços turísticos e hospitalidade, além da valorização e utilização da gastronomia rural/colonial de base local e o uso de produtos orgânicos. O treinamento é voltado para agricultores familiares e pescadores artesanais, e será realizado no Centro de Treinamento da Epagri em Joinville. As inscrições custam R$ 30, tanto para o público residente em Santa Catarina quanto para os moradores de outros Estados. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Epagri, pelo telefone (47) 3461-1519.

O documento utilizado na apresentação feita por Luiza está disponibilizado abaixo. A próxima reunião do Colegiado está prevista para acontecer no dia 03 de setembro às 09h30, na Amunesc. Também está prevista a transmissão ao vivo pelo Facebook.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Max Colin, 1843, Centro, Joinville - SC
CEP: 89204-635