Compartilhe

Plano Diretor de Araquari é sancionado

Publicado em 08/08/2019 às 16:31 - Atualizado em 12/08/2019 às 09:35


Créditos: Fernando Silva - Assessoria de comunicação da prefeitura de Araquari Baixar Imagem

O prefeito de Araquari em exercício, Ludgero Jasper Junior, sancionou a Lei Ordinária que dispõe sobre o Plano Diretor Participativo do município. O processo de revisão do Plano Diretor teve início em 2015 e contou com participação de equipe multidisciplinar da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), além de técnicos da prefeitura e dos munícipes de Araquari. Trata-se da primeira revisão de Plano Diretor a contar com assessoria da Amunesc que tem o processo concluído com a sanção do executivo. 

A equipe multidisciplinar da Amunesc trabalhou elaborando a revisão no texto da lei e a atualização da cartografia e foi composta por duas arquitetas urbanistas, uma geógrafa, um engenheiro ambiental e um consultor jurídico em direito urbanístico. Para o secretário executivo da Associação, Tufi Michreff Neto, trata-se de um importante passo para a região: “a revisão do Plano Diretor permite que a cidade continue crescendo de forma ordenada, planejada, e garante segurança jurídica para quem quer investir no município, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a geração de emprego”, afirmou.

O prefeito Clenilton Carlos Pereira destaca a relevância da atualização do Plano Diretor para o desenvolvimento da cidade, que lidera desde 2014 o ranking das cidades que mais crescem em população Santa Catarina: “essa revisão do Plano Diretor foi de extrema importância para o município, tendo em vista que Araquari é uma das cidades que mais cresce ao longo dos anos e o nosso Plano Diretor ainda era de 2006. Toda revisão do Plano Diretor foi realizada em conjunto com os moradores da cidade que são os que conhecem de perto a realidade de cada bairro e respeitando o Estatuto da Cidade. Temos um Plano Diretor Participativo e pensado para mais dez anos, contudo, podendo ser alterado, se for necessário, visando à realidade de crescimento e desenvolvimento de Araquari. E a participação do Amunesc, em parceria com os técnicos da Prefeitura foi fundamental para a conclusão de nosso Plano Diretor”, declarou Clenilton.

A Amunesc segue trabalhando na assessoria para a revisão dos Planos Diretores dos municípios de Barra do Sul, São Francisco do Sul e Rio Negrinho. O Plano Diretor de Campo Alegre também contou com a parceria da Associação para a sua revisão, mas já está aguardando os trâmites na Câmara de Vereadores e a subsequente sanção do prefeito.


Rua Max Colin, 1843, Centro, Joinville - SC
CEP: 89204-635