Compartilhe
Araquari

Araquari intensifica vacinação contra sarampo e febre amarela

Publicado em 04/09/2019 às 09:42 - Atualizado em 04/09/2019 às 09:42


Créditos: Divulgação/ Prefeitura de Araquari Baixar Imagem

Prefeitura de Araquari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está intensificando nas seis salas de vacinação, localizadas no Centro, Porto Grande, Itapocu, Rainha e Itinga, a vacinação contra o sarampo e a febre amarela. A orientação é que os moradores procurem esses locais, munidos de um documento de identidade, do cartão SUS e da carteira vacinação (se possuir).

A imunização contra o sarampo é feita da seguinte forma: bebês com até 12 meses recebem uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Ao completar 15 meses, a criança recebe a vacina tetra viral, que imuniza contra as três doenças anteriores, além da varicela, conhecida como catapora. 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Araquari, quem não tomou nenhuma dose, perdeu a carteira de vacinação ou não lembra se já se vacinou, deve procurar uma sala de vacinação para se vacinar. Quem tem até 29 anos, receberá as duas doses, com intervalo de um mês. Já quem tem até 49 anos, o recomendado é apenas uma dose. 

Desde o final de agosto, Santa Catarina aderiu a aplicação da “dose zero” da vacina tríplice viral em todas as crianças com idade entre 6 e 11 meses. A aplicação desta dose extra, segundo o Ministério da Saúde, é uma medida preventiva para proteger os bebês desta faixa etária, já que eles estão mais suscetíveis a casos graves da doença e ao óbito.

Já a vacinação contra a febre amarela é recomendada para quem tem entre 9 meses e 59 anos de idade. A vacina, aplicada em dose única desde 2017, pode ser aplicada em idosos com mais de 60 anos quando houver orientação médica. 

Clique aqui e saiba mais sobre o sarampo.
Clique aqui e saiba mais sobre febre amarela. 

Confira os locais de vacinação:
 
Unidade de Saúde Maria de Fátima Silvano - Centro
Unidade de Saúde Joaquim Monteiro Cabral - Porto Grande 
Unidade de Saúde Rosalina Modesta da Costa – Itapocu
Unidade de Saúde João Antônio Ignácio – Rainha
Unidade de Saúde Nicanor Corrente - Itinga I
Unidade de Saúde Geny Westrupp – Itinga II

Horário de atendimento para vacinação:  
Segunda a sexta-feira: 8h30 às 12h e das 13h às 16h30

 

Fonte: Prefeitura de Araquari


Rua Max Colin, 1843, Centro, Joinville - SC
CEP: 89204-635