Compartilhe

Amunesc presente no maior Congresso de Prefeitos já realizado pela Fecam

Publicado em 27/09/2019 às 15:35 - Atualizado em 27/09/2019 às 15:35


Créditos: Mafalda Press Baixar Imagem

Mais de três mil pessoas passaram pela Arena Petry nos três dias de duração do 17º Congresso dos Prefeitos, o maior evento já organizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Ainda assim, o Congresso registrou um feito inédito para a Federação: a redução dos impactos socioambientais gerados. Prefeitos da Amunesc prestigiaram o evento e acompanharam a programação, que contou com a realização de 110 palestras, rodas de conversa, debates e apresentação de paineis, além de uma feira que esteve aberta durante todo o Congresso.

A preocupação da Fecam em promover um evento ecologicamente correto, no que chamou de “evento verde”, iniciou com a utilização de crachás produzidos com papel com sementes para plantio, copos ecológicos, blocos e bolsas de materiais recicláveis e sustentáveis. Além disso, o Congresso contou com coleta seletiva, e todo o lixo orgânico produzido durante o evento foi recolhido e transformado em adubo através da técnica de compostagem. A ação cumpre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com base na Lei 12.305/2010. Houve ainda a distribuição de mudas frutíferas, que auxiliam na compensação.

O presidente da Amunesc e prefeito de Balneário Barra do Sul, Ademar Henrique Borges, acompanhou o Congresso de Prefeitos, assim como os prefeitos de Rio Negrinho, Júlio Ronconi, de Garuva, Rodrigo Adriany, de Joinville, Udo Dohler, e de São Bento do Sul, Magno Bollmann. Magno participou como palestrante no Seminário Catarinense de Sustentabilidade e Meio Ambiente. Compondo o painel “Políticas Públicas Ambientais: os desafios da gestão municipal, o prefeito apresentou o Programa Produtor de Água do Rio Vermelho, implantado no município de São Bento. Magno é engenheiro agrônomo e possui pós-graduação em engenharia ambiental, e acompanhou também o segundo dia do Congresso.

O prefeito de Rio Negrinho é também presidente da Escola Pública de Gestão Municipal de Santa Catarina (Egem-SC), responsável pela execução do evento em parceria com a Fecam. Júlio destaca a importância do Congresso de Prefeitos: “eventos como este são de fundamental importância não só para as cidades e para as Associações de Municípios, mas para a gestão pública de forma geral. A troca de experiências ajuda a fortalecer o sistema corporativo e faz com que nós consigamos pensar em trabalhar não individualmente, mas coletivamente. Isso é o que os municípios precisam fazer hoje, tanto na questão de obras quanto na questão de compras públicas. Precisa se pensar em trabalhar em conjunto. Se torna mais barato, se torna mais rápido, e o resultado é muito melhor”, concluiu o prefeito.

Também acompanharam o Congresso o Secretário-Executivo da Amunesc, Tufi Michreff Neto, o Analista de Projetos Nathan Gomes de Oliveira e o Técnico Tributário Carlos Henrique Lima. O Secretário-Executivo parabeniza a Fecam pela realização do evento e a Egem pela sua execução, e destaca: “este é um importante evento no calendário anual das Associações de Municípios, da própria Federação, e também das prefeituras, pela pluralidade dos temas que são tratados, dos debates que acontecem, das informações que são trocadas. É muito importante o intercâmbio das experiências, a vivência e o conhecimento do que está acontecendo em outras regiões. Isso nos permite buscar alternativas que estão dando certo e implementar melhorias. Existem muitas soluções boas, iniciativas de sucesso acontecendo em muitos lugares, basta adaptarmos isso à nossa realidade”, afirmou Tufi.

Confira o que disseram nossos prefeitos sobre o evento:

 

“Foi de grande importância esse encontro. O presidente da Fecam, Joares Ponticelli, foi um defensor dos municípios principalmente em relação ao tema do Pacto Federativo, que é um assunto muito pertinente, e eu tenho certeza que isso vai refletir e vai sensibilizar o Governo Federal em ver que os problemas estão nos municípios, mas o dinheiro está em Brasília. Outro tema que eu gostaria de destacar e que foi amplamente abordado no evento é a questão da eficiência nos governos. Temos que nos atentar em fazer mais com menos, além de profissionalizar a administração e trabalhar com cada vez mais transparência. Esta deve ser uma meta para nós, gestores atuais, e para os próximos prefeitos. Temos que utilizar os recursos de maneira inteligente e eficiente, para termos condições de investir mais em áreas tão importantes como saúde e educação, por exemplo.”

Ademar Henrique Borges
Prefeito de Balneário Barra do Sul e Presidente da Amunesc

 

“O Congresso foi um sucesso. Somente no primeiro e segundo dia tivemos cerca de 2,5 mil participações, de pessoas vindo nas palestras e saindo daqui muito satisfeitas. O feedback que tivemos em relação à qualidade dos palestrantes e os assuntos abordados é muito positivo. A Egem, juntamente com a Fecam este ano, procurou uma abordagem mais prática das ações, levar ao conhecimento dos administradores públicos uma série de assuntos relacionados ao dia-a-dia da administração e também a parte política.”

Julio Ronconi
Prefeito de Rio Negrinho e Presidente da Egem-SC

 

“Esse evento foi da melhor oportunidade e a Amunesc se insere nesse contexto e vem dando uma contribuição muito importante, considerando que boa parte da economia do Estado reside dentro dos limites da Amunesc. As diversas instituições que conversaram aqui mostram que estamos cada vez mais forte em busca da unidade, da simplificação, da desburocratização e avançando na busca das soluções.”

Udo Döhler
Prefeito de Joinville

  

“Estamos muito felizes em contribuir com as discussões envolvendo sustentabilidade e meio-ambiente, trazendo o exemplo de São Bento do Sul. Acredito que essa troca de experiências, a possibilidade de aprendermos com práticas de sucesso adotadas em outras regiões, é de grande importância. Esperamos que o Programa Produtor de Água do Rio Vermelho possa inspirar outros gestores e proporcionar melhorias nas prefeituras em todo o Estado.”

Magno Bollmann
Prefeito de São Bento do Sul

  

“Este é um evento muito relevante para discutirmos nossas experiências como prefeitos e buscarmos soluções com juntas com os exemplos de outras administrações. Estou feliz em poder participar de um evento que priorize a eficária e a gestão otimizada de recursos, pois isso possibilita atendermos à população que tanto necessita, investirmos mais na qualidade de vida de nossos cidadãos e otimizarmos nossos serviços de atenção à educação e à saúde básica, bandeiras que defendemos em nossa cidade.”

Rodrigo Adriany
Prefeito de Garuva


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Max Colin, 1843, Centro, Joinville - SC
CEP: 89204-635