Compartilhe

7ª reunião do Colegiado de Assistência Social é realizada na Amunesc

Publicado em 03/10/2019 às 16:45 - Atualizado em 03/10/2019 às 16:50


Créditos: Ariele Cardoso Baixar Imagem

A Amunesc sediou hoje (03) a 7ª reunião do Colegiado de Assistência Social. A reunião contou com a participação do Secretário-Executivo da Associação, Tufi Michreff Neto e da Assessora de Assistência Social da Amunesc, Evelise Maria Junkes Buzzi, além de secretários e gestores de Assistência Social dos municípios associados.

Tema de destaque na reunião foi a discussão sobre o sistema “Meu INSS”, da Previdência Social. Em teoria, a ferramenta possibilitaria ao usuário acessar aos seus dados previdenciários e ainda fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas. Na prática, porém, os cidadãos vêm demonstrando dificuldades na operação do sistema e procurando os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para obter auxílio quanto à utilização dos recursos.

O secretário-Executivo concordou com as demandas apresentadas: “obviamente o INSS quer simplificar e modernizar seu atendimento, mas precisamos considerar que muitos cidadãos não têm acesso à tecnologia ou não a dominam. Ao se eximir da responsabilidade, o INSS transfere o ônus do Governo Federal para as prefeituras, e os municípios não podem assumir essa incumbência”, afirmou Tufi. A posição discutida no Colegiado será apresentada na próxima Assembleia de Prefeitos, que acontecerá na próxima terça-feira (08), a fim de buscar soluções para o impasse.

Outro assunto tratado no encontro é referente às Conferências Municipais de Assistência Social. A Amunesc assessorou os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Rio Negrinho e São Francisco do Sul na realização das Conferências, que foram concluídas nesta semana. Evelise ministrou a palestra principal, intitulada “Assistência Social: direito do povo com financiamento público e participação social”. A Associação também foi responsável pela coordenação dos três eixos do evento: “A Assistência Social como direito do povo”; “Financiamento público” e “Participação Social”.

Além disso, também foi abordado o balanço das deliberações da reunião da Câmara Técnica Intergestora Bipartite (CIB) / Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social de Santa Catarina (Coegemas), tema reincidente nas reuniões mensais do Colegiado.

A próxima reunião do Colegiado de Assistência Social está agendada para o dia 07 de novembro, na Amunesc.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Max Colin, 1843, Centro, Joinville - SC
CEP: 89204-635