Compartilhe

Amunesc presente em eventos da Fecam

Publicado em 26/11/2019 às 10:25 - Atualizado em 26/11/2019 às 10:25


Créditos: Divulgação Baixar Imagem

Os prefeitos Magno Bollman, de São Bento do Sul, e Júlio Ronconi, de Rio Negrinho, participaram nesta segunda-feira (25) da Assembleia Geral Ordinária da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da Assembleia Geral Extraordinária da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem). O secretário-executivo da Associação, Tufi Michreff Neto, também está em Florianópolis, e acompanha a 5ª Reunião do Colegiado de Executivos das Associações.

Entre os assuntos propostos para a Assembleia com os prefeitos está a apresentação de resultados financeiros da Fecam no período janeiro a outubro, além da definição do Calendário Eleitoral da entidade (de dezembro de 2019 a janeiro de 2020) e da exibição do Plano de acompanhamento ao processo de encerramento de mandatos de 2020. Foram abordadas ainda as pautas de reivindicação da Federação, que incluem discussões sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); a Reforma Tributária e o Programa Mais Médicos, entre outros. Também em pauta está o debate sobre o plano de formação e o modelo de negócios da Egem, além de deliberações sobre parcerias e negócios para a sustentabilidade da Escola.

A 5ª Reunião do Colegiado de Executivos das Associações de Municípios também abordou a situação da Egem. A definição da reunião se deu pela reorganização das equipes e pela busca de redução dos custos da Escola, que enfrenta instabilidade. Os secretários e diretores executivos das Associações de Municípios também conversaram sobre a estruturação dos cursos e formações para o próximo ano e deliberaram pela contribuição das Associações e da Fecam para a manutenção da Egem.

“Participar destes eventos permite que busquemos soluções inovadoras para os municípios. Gestão eficiente, capacitação das equipes, melhora dos processos, tudo que refletirá em benefício da população”, destaca Tufi.

A reunião de Executivos continua nesta terça (25), no auditório da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris). Além do planejamento da Fecam e das Associações para 2020, também está na pauta o monitoramento de projetos de lei na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e no Congresso Nacional, o balanço e as perspectivas sobre o Projeto Recuperar, a discussão sobre os possíveis impactos do Pacto Federativo e as vedações de ano eleitoral e de final de mandato. A previsão é de que o encontro termine as 17h30.


Rua Max Colin, 1843, Centro, Joinville - SC
CEP: 89204-635