Compartilhe
Rio Negrinho

Prefeitura de Rio Negrinho prepara ação para combater escorpiões

Publicado em 13/01/2020 às 10:48 - Atualizado em 13/01/2020 às 10:48


Créditos: Divulgação Baixar Imagem

No final de janeiro, a Prefeitura de Rio Negrinho deverá realizar mais uma operação de caça aos escorpiões. A medida é realizada com o objetivo de minimizar o aparecimento do aracnídeo, que apesar de não-letal, causa grande dor nas pessoas que são picadas. 

Para tratar do assunto, o prefeito Julio Ronconi esteve reunido com a secretária de Saúde Fátima Mendes Afonso, e com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Liege Severo Corrêa Kruger. Participou ainda da reunião a vereadora Eni Packer. “Precisamos realizar algumas ações para minimizar a presença dos escorpiões em Rio Negrinho. Não podemos permitir que eles se espalhem ainda mais”, frisou Julio.

Atualmente o principal foco do aracnídeo em Rio Negrinho ocorre na região do entorno do cemitério municipal, próximo ao Centro. Nessa região anualmente são capturados centenas de aracnídeos. “Há uma infestação neste local”, afirma Liege.

A captura dos escorpiões ocorre à noite, quando eles saem de seus esconderijos em busca de alimentos. Ao se utilizar lanternas com luz ultravioleta, os aracnídeos brilham, o que facilita sua identificação e captura. 

Ajuda da comunidade

Além da ação coordenada pela Prefeitura de Rio Negrinho, é necessário que toda a comunidade colabore para a eliminação de focos de escorpiões na cidade. Para isso, algumas ações simples podem ser tomadas, como:

Coloque telas nos ralos
Coloque rodo de vedação nas portas
Instale protetor nas tomadas
Elimine frestas das paredes ou chão
Mantenha o quintal cuidado e limpo
Elimine entulhos no local
Conserve o ambiente limpo, o que previne o aparecimento das baratas, alimento do escorpião
Não acumule lixo, outro atrativo de baratas e consequentemente de escorpiões
Corte a grama e o mato de seu jardim
Conserve limpos os bebedouros e comedouros de animais
Não deixe restos de comida espalhados na cozinha
Se tiver sapos em seu jardim, permita que continuem por perto, pois o anfíbio é um dos predadores do escorpião e contribuirão para afugentar o escorpião do local


Rua Max Colin, 1843, Centro, Joinville - SC
CEP: 89204-635