A AMUNESC juntamente com a AMVALI realizaram o Seminário sobre ações do MAPA para o Desenvolvimento Agropecuário nos Municípios Catarinenses no dia 15/10/09, no auditório do Sesi, em Jaraguá do Sul.
O evento contou com a participação de secretários da agricultura, pecuária, pesca e abastecimento, técnicos da área agrícola, sindicatos dos municípios da região, Secretária Executiva da AMUNESC e Secretário Executivo da AMVALI e equipe técnica e técnicos do MAPA/SC entre outros.
O Engenheiro Agrônomo e Chefe do Serviço de Política e Desenvolvimento Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura de Santa Catarina, José Carlos Ramos juntamente com a Técnica do MAPA, Suely Conceição da Silva apresentaram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário. Alguns pontos destacados foram: a questão de convênios e contratos de repasse de recursos (emendas parlamentares); tipos de emenda (custeio e investimento); órgãos gestores que respondem pela analise dos pleitos apresentados; questões referentes a legislação; o que pode ser feito com os recursos de emendas parlamentares etc.
Também foram apresentados alguns projetos que o MAPA apóia ligados ao pequeno e médio produtor agropecuário e de desenvolvimento do setor agropecuário como: Projetos de Mecanização Agrícola; Projetos de Recuperação de Estradas Vicinais; Projetos de Irrigação e Drenagem; Projetos de Desenvolvimento da Pecuária; Projetos de Agroindustrialização; Projetos de Metereologia Agropecuária; Projetos de Infraestrutura Agropecuária; e Projetos de Energização Rural.
Outro ponto discutido foram os valores repassados aos municípios catarinenses de 1998 até 2008 e o número de contratos e de municípios atendidos pelo PROESA em Santa Catarina, a divisão de recursos por associação, a lista preliminar de emendas referentes a 2009, a importância do cooperativismo e associativismo, o potencial agrícola de Santa Catarina e a produção orgânica.
O Engenheiro José Carlos destacou que os municípios das associações precisam aperfeiçoar as políticas e pensar em trabalhar melhor o desenvolvimento regional. Discorreu que 90% dos recursos do Estado são aplicados na compra de equipamentos (máquinas agrícolas)." Precisamos pensar em projetos com recursos que resolvam problemas de mais longo prazo".