Os desastres naturais representam um tema cada vez mais presente na vida das pessoas. Não tem sido diferente na nossa região. Importantes trabalhos têm sido realizados pelos técnicos de defesa civil. Por conta das ações deflagradas pelos mesmos, prejuízos tem sido evitados e até vidas humanas poupadas. No entanto, ainda assim, os desastres tem sido responsáveis por expressivos danos e perdas, de caráter social, econômico e impactos cada vez mais intensos, o que os cientistas sugerem já ser resultado das mudanças climáticas globais.
Com o objetivo de discutir amplamente ações de capacitação, prevenção, preparação, resposta e reconstrução dos desastres naturais. Como também integrar a região na busca por soluções conjuntas para enfrentamento dos eventos climáticos, a Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), em parceria com a Coordenadoria Regional da Defesa Civil, instituiu o Colegiado de Defesa Civil da nossa região.
O colegiado elegeu como coordenador Antonio Edival Pereira, representante da Regional de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. Tendo como vice-coordenadora Maria de Lurdes Padilha, coordenadora da defesa civil de Campo Alegre. E Milton J. Farikoski, coordenador da defesa civil de Joinville, como secretário.