A Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), realizou no dia 19 de junho, o curso de Tipificação para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O curso atingiu o objetivo de discutir a tipificação nacional dos serviços socioassistenciais na perpectiva do SUAS, aprofundar a operacionalização dos serviços de acolhimento institucional com o foco na excepcionalidade e provisoriedade do afastamento do convívio familiar e comunitário e discutir os consórcios públicos enquanto possibilidade de atendimento dos serviços de alta complexidade.
O público de 172 pessoas, compostas por 17 municípios, entre secretários e trabalhadores do SUAS, contou com o conhecimento da diretora de assistência social do Estado, Dalila Pedrini, da assistente social da Federação Catarinense de Associações de Municípios (Fecam), Janice Merigo e do gerente de gestão da Política de Assistência Social (Gepas), Cleverton Cidiclei Maciel.
“Tenho certeza que nosso maior desejo sempre foi termos muitas capacitações, uma equipe de referência adequada com novas demandas e ambientes acolhedores. Muito já realizamos e muito ainda temos a realizar, mas avançamos muito. Este resultado só foi possível com o apoio, profissionalismo e comprometimento de todos”, fala a coordenadora do Colegiado de Assistência Social da AMUNESC e gestora de assistência social de Joinville, Rosemeri Costa.
Aconteceu paralelamente também um encontro entre Dalila Pedrini e os secretários dos municipios associados a AMUNESC. Um momento para o município expor suas necessidades e o estado apresentar o que vem executando na área da política de assistência social.