Na manhã desta sexta-feira, 05, São Bento do Sul recebeu a reunião itinerante dos municípios que integram o colegiado de defesa civil da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). Participaram do encontro os representantes das defesas civis Rio Negrinho, Joinville, Garuva, Campo Alegre e de São Bento do Sul, a secretária executiva da Amunesc, Eleonora Barh Pessôa e o coordenador regional da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC), Antonio Edival Pereira. O vice-prefeito, Arildo Gesser fez a abertura do evento, que aconteceu no auditório da secretaria de Educação.
Entre os assuntos em pauta estavam capacitação básica para as defesas civis locais, questões envolvendo a Instrução Normativa nº 01 de 24 de agosto de 2012 do Ministério da Integração Nacional, e ainda, da importância da estruturação das defesas civis locais. “Como somos um Estado bastante atingido por desastres, os municípios devem estar preparados para enfrentar os fenômenos. Quando o município possui uma estrutura mínima de defesa civil, os impactos são minimizados e as comunidades ficam mais protegidas” destacou o coordenador regional, Antonio Edival Pereira.
Durante a reunião, Pereira também falou do levantamento solicitado pela Defesa Civil Estadual de pontes e pontilhões que foram prejudicados nos municípios durante um desastre. O levantamento vai proporcionar ações de prevenção com investimentos do Governo do Estado.
Vistoria – A Defesa Civil de São Bento do Sul solicitou o apoio da Amunesc para a contratação de geólogos para vistoriar áreas de risco no município. A secretária executiva da Amunesc informou que o pedido já foi encaminhado para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Próximo encontro – vai acontecer no município de Araquari, no dia 03 de maio. Uma viagem também está sendo programa pelo grupo para conhecer experiências de outros Estados em defesa civil.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul