Itapoá realizou neste sábado, dia 18 de maio, no Centro da Terceira Idade Maria Isabel, Itapema do Norte, a 5ª Conferência Municipal de Itapoá. Além do poder público, estiveram presentes a sociedade civil.
O vice-prefeito, Josênio Vieira Bernardi fez a abertura, deu as boas vindas e agradeceu a participação de todos, destacando especialmente o fato das pessoas terem dedicado o sábado, dia de descanso, para discutir o futuro da cidade. Em seguida, David Gangorra, membro do Conselho da Cidade de Itapoá, fez um breve histórico das conferências municipais e dos trabalhos que o Conselho vem desenvolvendo ao longo da história.
A segunda palestra foi proferida por Fárida Mirany de Miras, Conselheira Estadual das Cidades e representante do CAU/SC, sobre o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, o objetivo da 5ª Conferência e sobre o texto base nacional. Foram debatidas, a partir do texto básico proposto, as propostas que compõe o projeto de lei para criação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. Também foram apontadas as prioridades de atuação do Ministério no período de 2014 a 2016. A Conferência também discutiu e aprovou um texto de autoria da Comissão Preparatória Municipal com as prioridades a serem encaminhadas para o governo Estadual e Federal. A Amunesc esteve presente assessorando e coordenando os trabalhos de grupo.