You are currently viewing 5ª Conferência Nacional das Cidades acontece em Rio Negrinho

5ª Conferência Nacional das Cidades acontece em Rio Negrinho

  • Post author:
  • Post published:27 de maio de 2013
  • Post category:Sem categoria

Na primeira noite, terça-feira, 21, da conferência com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana J, a população compareceu para discutir em grupo os quatro eixos que norteiam a conferência. As autoridades discursaram, foram feitas dinâmicas pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento e uma peça teatral deu o tom de descontração no evento. Na segunda-noite, 22, foram escolhidos os quatro delegados que representarão Rio Negrinho na fase estadual nos dias 22 a 24 de agosto, em Florianópolis. Foram eleitos representando o poder executivo municipal, Gláucio liebl, representando o poder legislativo, Ericson Linus Wantowisk, representando as entidades profissionais acadêmicas e de pesquisas,  Emerson Miguel Schoeffel e representando o movimento social popular, Joaquim Denilson da Cruz.

Um dos objetivos é da conferência é a formação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, uma cultura de planejamento para os municípios. Como as cidades brasileiras vêm crescendo sem um ordenamento que assegura qualidade de vida aos cidadãos, a reversão desse quadro vem sendo feita através da política urbana na gestão das cidades como na perspectiva de desenvolvimento urbano. Isso se dá por meio das conferências. Assim seria uma forma de universalizar o direito a cidade, com acesso à moradia digna aos serviços de saneamento ambiental e a mobilidade urbana.

No momento a cidade é tema de debate nacional e a expectativa aumentou com a entrada dos prefeitos que tomaram posse em 2013. Que reforça as conferências para estabelecer um pacto pela aprovação do marco regulatório de desenvolvimento urbano no pais. 

Depois da criação desse sistema, há possibilidade de implantação de um fundo nacional de desenvolvimento urbano. Então o ministério das cidades destina recurso próprio para esse fundo. “Hoje é a real forma de participar, esse grupo aqui presente faz a diferença nesse processo todo de construir uma cidade melhor”, destacou o prefeito. Durante as duas noites de conferência a população compareceu com muitas ideias e entusiasmo de fazer parte da mudança. Foram quatro grupos temáticos que ocuparam salas da prefeitura e da câmara de vereadores, ao final foram organizadas as idéias e elencadas para a fase regional.

 

Miriam Bertoletti
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Rio Negrinho