A cerimônia de posse foi no Hotel Villa Real em São Francisco do Sul, no dia 13 de fevereiro. Autoridades da região norte do estado estiveram presentes na cerimônia de posse, onde João Pedro Woitexem, prefeito de Araquari, passou o cargo de presidente da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), para Luiz Roberto de Oliveira, prefeito de São Francisco do Sul. Zera permanece no cargo por um ano (exercício 2014) e pretende dinamizar a gestão.
Em sua fala, Woitexem destacou que deixa uma entidade com dívidas sanadas e conquistas. “Quando entrei, a entidade tinha problemas de dívidas de gestões anteriores, e isso conseguimos resolver. Essa, certamente, é nossa maior marca”, destacou. Na sequência, o prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira falou o que espera à frente da entidade nos próximos 12 meses. Zera explicou a necessidade de estar à frente de assuntos ligados ao meio ambiente, à destinação correta de resíduos dos municípios e do fortalecimento da entidade no cenário econômico e político.
Na mesma oportunidade, logo após a posse, ocorreu a primeira assembleia da AMUNESC e a aprovação da nova logomarca da entidade.
Confira uma rápida entrevista com o Zera frente à AMUNESC
Qual sua demanda mais importante?
ZERA: A demanda mais importante em minha opinião é a destinação correta do lixo tanto orgânico quanto inorgânico. Hoje existem cidades que levam os resíduos para aterros em Brusque ou até em Biguaçu, elevando muito nossos custos com essa operação. Acredito que essa resolutividade é possível, já que devemos encontrar um local apropriado, que contemple nossa região e ao mesmo tempo que nos permita reduzir e muito nossas despesas.
Quais são suas metas?
ZERA: Minhas metas estão direcionadas para destinação correta do lixo, a criação de uma câmara de comunicação integrada para facilitar quando alguma prefeitura ou entidade precise de uma logomarca, um jingle ou mesmo uma divulgação maior de ações dos municípios e, por fim, a criação de uma câmara de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, já que esse assunto está em evidência. Essa câmara de meio ambiente terá um papel fundamental para o desenvolvimento dos municípios e a expansão econômica das cidades.
Qual é a estratégia para melhorar nossa região, já que temos uma economia forte e politicamente não temos tanta força?
ZERA: Minha estratégia é unir todos os municípios. Discutir junto com todos as demandas de nossa região e debater as necessidades que precisam ser sanadas. Quero que todos tenhamos uma só linguagem, pois só assim conseguiremos trazer o desenvolvimento econômico ainda maior e politicamente falando teremos força igual para encaminharmos nossos anseios e nossos pedidos para que sejam atendidos a contento de todos. Seremos fortes politicamente e economicamente apenas se nos unirmos em uma única direção.
Fonte e fotos
Assessoria de Imprensa de São Francisco do Sul