Na quinta-feira à noite (10) começaram às discussões para revisão do Plano Diretor de São Bento do Sul. O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper. A apresentação do processo de revisão do documento foi apresentado pelo secretário de Planejamento e coordenador do Núcleo Gestor, Cássio Zschoerper.
Em sua fala, Cássio destacou que as políticas públicas brasileiras não acompanharam o crescimento da população e, principalmente, a expansão urbana das cidades. “Cito como exemplo o Estatuto das Cidades, criado em 2001, onde estão estabelecidas ações do poder público no que diz respeito à economia, saúde, meio ambiente, educação, uso do solo, entre outros”, disse.
A revisão do Plano Diretor ainda conta com a participação e apoio de técnicos da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). Os próximos passos serão audiências públicas de retorno, para eleição de delegados comunitários, oficinas de planejamento, elaboração da minuta do Plano Diretor, audiências públicas nos bairros para apresentar a minuta para a comunidade e para promoção de ajustes finais. “Só após esse processo é que o Plano Diretor será encaminhado para a Câmara de Vereadores”, disse.
Palestra – Durante o evento de quinta-feira, o advogado e especialista em direito urbanístico Marcelo Leão, palestrou sobre a importância da participação popular na revisão do plano. Para ele, deve existir sintonia entre os desejos da comunidade e os aspectos técnicos da revisão.
Capacitação – No dia 16, às 8 horas, o Núcleo Gestor passará por capacitação para organizar as reuniões comunitárias. “Destacamos a importância da participação e mobilização da comunidade em todo o processo”, convida Cássio.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Bento do Sul