You are currently viewing Revista Istoé aponta: São Bento do Sul está entre as melhores cidades do Brasil

Revista Istoé aponta: São Bento do Sul está entre as melhores cidades do Brasil

  • Post author:
  • Post published:5 de outubro de 2015
  • Post category:Sem categoria

A Revista Isto É divulgou o ranking das Melhores Cidades do Brasil e São Bento do Sul aparece no 21º lugar no país, na categoria Indicadores Sociais. No conjunto das cidades de porte médio, São Bento do Sul ocupa a 9ª colocação. 

A educação foi um dos indicadores sociais avaliados e, nesse quesito, São Bento do Sul ficou com a 7ª colocação entre todas as cidades de porte médio do país, ou seja, aquelas com população entre 50 e 200 mil habitantes. Qualidade educacional, os esforços do município para elevar a frequência escolar e reduzir o analfabetismo foram levados em conta na avaliação. 

Relatório da Editora Três mostra que, em Responsabilidade Social, São Bento do Sul ficou com a 24ª posição, entre todos os municípios de porte médio. Esse item refere-se aos avanços no apoio a pessoas vulneráveis, como crianças, mães que são chefes de família, idosos e condições de domicílio.

O ranking geral da pesquisa considera, além dos indicadores sociais, também os  índices econômicos, digitais e fiscais e apresenta São Bento do Sul como o 8º município melhor colocado de Santa Catarina. A cidade está entre as cem melhores do país, quando se considera o conjunto de municípios de médio porte.

Para determinar as vencedoras, o anuário “As Melhores Cidades do Brasil”, da Editora Três, avaliou as contas de 5.565 municípios. A análise coube à Austin Rating, que elaborou o ranking a partir de um índice que mediu as ações no âmbito fiscal, econômico, social e digital. Os dados utilizados são de 2014 e foram utilizados os relatórios enviados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão responsável por receber as informações e fiscalizá-las. 

Prioridade confirmada

O prefeito Fernando Tureck destacou o resultado da pesquisa como uma confirmação de que a educação, de fato, é tratada como prioridade pela atual gestão. “Não se trata de mero discurso, e sim de investimento real em qualificação dos professores, na construção e ampliação de unidades escolares, o que nos possibilitou zerar a fila nas creches. Ainda esta semana estamos inaugurando uma ampliação no CEIM Castelo Encantado, no Colonial, para atender a mais 60 crianças”, afirma Tureck.

A inclusão de mais uma refeição na alimentação escolar e de leite formulado para bebês também são melhorias citadas pelo prefeito, além da distribuição de material e uniforme. “Estamos colhendo os bons frutos do que plantamos. Dizem que a educação é a melhor herança que podemos deixar aos nossos filhos, então São Bento do Sul está no caminho certo”, completou.

Tureck atribui o destaque na área de responsabilidade social ao trabalho constante da equipe da Secretaria de Assistência Social. “Temos programas nessa área que são exemplo para o país todo, como o Famílias Acolhedoras. O trabalho da assistência social é algo que se faz de modo discreto, sem alarde, mas que tem transformado de modo positivo a vida de muitas famílias são-bentenses”, afirmou.

Atenção à frequência escolar

A secretária de Educação, Alcione Hinke, destacou que a 7ª posição de São Bento do Sul no ranking nacional, entre as cidades de médio porte, serve como mais um estímulo para toda a equipe que atua na educação infantil e fundamental. A rede municipal de ensino atende a 10.658 alunos. Destes, 2.246 estão em creches. “No início de 2013 eram 1.720 crianças atendidas pelas creches, ou seja, mesmo aumentando bastante o número de atendimentos, nós zeramos a fila de espera”, compara. Ela explica que há algumas famílias que preferem aguardar vaga em unidade de sua preferência e, só por isso, ainda não matricularam os filhos em CEIMs. Na pré-escola são atendidas 1.758 crianças e a educação de adultos tem 177 estudantes.

Alcione também destaca a atenção ao controle de frequência dos alunos, um dos itens avaliados na pesquisa. “Por meio do programa Apoia, nós fazemos rigoroso controle. Se o aluno falta 3 ou 4 dias sem justificativa, a escola entra em contato com a família. Se não consegue falar com os pais, aciona o Conselho Tutelar”, afirma. Outra medida é o programa Criança Adoecida que proporciona atendimento a alunos que estão hospitalizados ou convalescentes, a fim de que consigam acompanhar o ritmo da turma.  “Trabalhamos com a base da formação dessas crianças e adolescentes. Se a educação é boa na base, certamente teremos adultos bem preparados para enfrentar qualquer desafio”, comentou a secretária. 

Trabalho preventivo

Rita Maria Dums, secretária de Assistência Social, fez questão de salientar o trabalho de equipe como fundamental para o bom resultado obtido no ranking da Istoé. “Nós entendemos que o nosso trabalho não pode se limitar a apenas auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade social, mas é necessário levar essas pessoas a terem condições de superarem suas dificuldades, a fim de que possam caminhar com as próprias pernas”, opina.
O trabalho preventivo, como o atendimento a aproximadamente 800 idosos e as oficinas oferecidas pelas unidades de CRAS também são citados pela secretária como fatores que contribuem para manter os bons indicadores de responsabilidade social. “São muitos programas desenvolvidos pela área da assistência, a exemplo dos trabalhos que desenvolvemos com adolescentes em medidas socioeducativas ou por meio do programa de famílias acolhedoras”, comenta a secretária.

 

Fonte: http://www.saobentodosul.sc.gov.br