You are currently viewing Colegiado de Educação Discute Base Nacional Comum Curricular

Colegiado de Educação Discute Base Nacional Comum Curricular

  • Post author:
  • Post published:21 de outubro de 2015
  • Post category:Sem categoria

O Colegiado de Educação da Amunesc esteve reunido nesta quarta (21) para discussão e orientações do Ministério da Educação (MEC) sobre a Base Nacional Comum Curricular.

A Base Nacional Comum Curricular (BNC) estava prevista na Constituição para alunos do ensino básico e foi ampliada recentemente na aprovação do PNE para alunos do ensino médio. O texto preliminar do documento, redigido pelo MEC e por comissões de especialistas, busca a padronização de pelo menos 60% do currículo da educação básica.

Além disso, há uma preocupação de fazer com que o novo currículo dialogue com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), buscando uma abordagem mais interdisciplinar da compreensão dos conteúdos. O texto de apresentação da BNC aponta que dois caminhos importantes serão abertos: o primeiro será a mudança na formação dos professores (inicial e continuada), e o segundo ponto é a reestruturação do material didático.

Durante a reunião, também foram discutidas a obrigatoriedade do uso de cadeirinha para crianças de até sete anos e meio no Transporte Escolar e o Calendário Escolar para 2016. 

ENTENDA A BASE NACIONAL COMUM

O QUE É: A BNC é o documento que detalha o que precisa ser ensinados em Matemática,  Linguagens e Ciências da Natureza e Humanas nas escolas do país.

PREVISTA EM LEI: A Base Comum está prevista na Constituição, na Lei de Bases da Educação e no Plano Nacional de Educação.

CONTRIBUIÇÕES: Os debates e propostas serão concentrados no portal http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

PRAZO: O PNE (Plano Nacional de Educação) estabelece que até junho de 2016 deva ser cumprida a meta de estabelecer uma “proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento”. A Base Nacional será apresentada como resposta a essa demanda.