You are currently viewing Professores e alunos constroem casa com mil garrafas pet

Professores e alunos constroem casa com mil garrafas pet

  • Post author:
  • Post published:28 de outubro de 2015
  • Post category:Sem categoria

Ela está lá, construída no pátio do Centro de Educação Infantil Vovó Brandina, localizado no Centro de Araquari e abrigando os mais de 100 alunos do CEI quando o assunto é brincadeira consciente. Onde antes era apenas um espaço vazio, hoje é uma casa de pet. Em sua construção foram utilizadas mil garrafas para as paredes e mais de 300 caixas de leite para o teto. 


A casa tem 11.78 metros quadrados e conta com uma sala e uma cozinha onde seus móveis também são de materiais reciclados. Contudo a ideia é torná-la ainda mais sustentável: “Nós pretendemos ainda criar uma cisterna com material reciclável para recolher a água da chuva e uma horta hidropônica que será regada com esta água” conta Márcia Terezinha de Souza Moura, uma das professoras que ajudou a colocar o projeto em prática.

Ela e as professoras Karol Grochowicz, Nelciana da Silva e a diretora do CEI Francine Oliveira abraçaram a ideia e correram atrás da execução. “Nós sempre trabalhamos com as crianças a conscientização ambiental e agora elas, os pais, e a própria comunidade se uniram para nos ajudar a realizar este projeto”, explica Márcia.

Os sofás, o fogão, a mesa da cozinha são todos construídos com materiais recicláveis. O CEI também reaproveitou os mesmos tipos de materiais para a decoração do jardim e a confecção de brinquedos com as crianças. “Elas trabalham junto, nos ajudam e estão adorando tudo. Aqui eles acabam se sentindo em casa”, diz Karol.

O CEI já até recebeu visitas de outras unidades escolares que foram conferir e brincar no espaço criado no Vovó Brandina. E a prova de que foi realmente tudo um trabalho em grupo para ajudar as crianças a aprenderem sobre educação ambiental também na prática e por meio de brincadeiras foi que outras pessoas de fora do ambiente escolar também se incentivaram a ajudaram.

“Nós tivemos a ajuda da comunidade que acabou doando para o CEI as garrafas, tivemos a ajuda de um arquiteto da cidade o senhor Rodéber Augusto Neuhaus que fez o projeto da casa e uma cooperativa de reciclagem, o Galpão Aventureiro de Joinville que doou as garrafas que faltavam”, comenta a diretora.

Além disso, o piso e a própria estrutura de madeira da casa foram criadas com o apoio da Secretaria de Obras e da Secretaria da Educação. “Muitos pais também ajudaram e já vieram conhecer. As crianças não saem daqui, elas adoram brincar aqui dentro”, comenta Nelciana.

Mas, para chegar onde hoje é um espaço de brincadeira foi um longo processo. “O mais importante de tudo isso, é que as crianças percebam como é importante a reciclagem para o meio ambiente, o que pode ser feito com os materiais que descartamos e também que aprendam a valorizar as pessoas e o próprio trabalho de reciclagem”, diz Márcia. Para isso, as professoras registraram cada momento para poder repassar para os alunos.

Contato Imprensa:

Jaqueline Ronsani
Gerente de Comunicação
Prefeitura de Araquari
(47) 3447 7775 | (47) 8462 5506
comunicacao@araquari.sc.gov.br