Começou nesta terça-feira, 03, no Centro de Treinamento da Epagri em Joinvillle, o primeiro de cinco cursos sobre Turismo Rural na Agricultura Familiar (Traf) voltados a famílias agricultoras de diferentes regiões de Santa Catarina. A capacitação desse público faz parte das ações promovidas pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), no âmbito do programa SC Rural.
A abertura do encontro em Joinville, realizado em parceria com a Epagri e Amunesc (Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina) teve a participação da diretora de Políticas Integradas do Lazer (Pdil), Juliana Matos. Ela destacou o compromisso da secretaria para estruturação e desenvolvimento dos roteiros de turismo propostos pelo SC Rural. “O estado tem um grande potencial para crescer nesse segmento que valoriza a cultura, as tradições, as belezas naturais e ao mesmo tempo gera oportunidades para melhorar a vida de quem vive no meio rural”, frisou.
Para as capacitações foram contratadas, via edital, duas consultorias, uma para ministrar as aulas e outra para elaboração da cartilha utilizada como material de apoio. O conteúdo engloba temas como inovação e empreendedorismo, valorização e utilização da gastronomia colonial, uso de produtos orgânicos, aproveitamento dos atrativos turísticos, noções de atendimento nos serviços turísticos e hospitalidade, planejamento e gestão de negócios.
De acordo com o turismólogo e analista técnico cada SOL, Edgar Tramontim, o curso oferece aos participantes informações necessárias para que possam avaliar a viabilidade de um projeto de turismo rural em suas propriedades. “A maioria das famílias que participa da atividade tem vontade de integrar um roteiro turístico e está buscando aprimorar conhecimentos sobre o assunto”, acrescenta.
As outras capacitações estão programadas para acontecer em novembro, envolvendo famílias dos municípios das regiões de Tubarão e Blumenau (nesse caso o evento acontecerá em Itajaí), e em dezembro em Chapecó e Concórdia. As datas ainda estão sendo definidas e os locais são sempre os Centros de Treinamento da Epagri de cada região.
Assessoria de Comunicação Ascom