Chegou o momento da população conferir quais foram as principais sugestões apontadas durante as reuniões comunitárias e setoriais de revisão do Plano Diretor. Nesta quarta-feira (16), ocorre Audiência Pública, no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, às 19 horas. O Plano Diretor faz o planejamento da cidade para a próxima década. Esse documento estabelece regras para habitação, ocupação de áreas comerciais e industriais, saneamento ambiental, transporte e mobilidade, trânsito seguro, serviços e equipamentos urbanos.
Os dados colhidos nos encontros com moradores dos bairros e centro foram organizados e agora as informações e mapas voltam a passar pela avaliação da comunidade. Conforme o secretário de Planejamento e presidente do Núcleo Gestor, Cássio Luiz Zschoerper, a participação dos cidadãos é fundamental, pois esses documentos servirão de base para a construção do plano revisado. “O município é a grande casa de todos os são-bentenses. É justo que as pessoas que moram nele opinem sobre o futuro que desejam para nossa cidade”, afirma.
Ao longo do segundo semestre, foram realizadas reuniões nas sete regionais, envolvendo vinte bairros, além do encontro com representantes de associações e clubes de serviço com atuação comunitária.
O trabalho de revisão do Plano Diretor ainda conta com etapas de trabalhos internos, como a leitura técnica, que faz a análise dos dados e sua compatibilização com as leis, normas e base de dados do município.
Os delegados eleitos pelas regionais e setorial recebem capacitação para as oficinas de planejamento. São os delegados e o núcleo gestor que trabalham na elaboração da minuta do plano, o que deve ocorrer no próximo ano, seguido de nova apresentação à comunidade.
Técnicos da Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina) assessoram o Núcleo Gestor na tarefa de revisar o Plano Diretor, a fim de utilizar a metodologia mais adequada à realidade local.
Marília Crispi de Moraes
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul