Caderno prévio pode se consultado pela internet
Qualificar o transporte a pé e aumentar o índice de deslocamentos por bicicletas são objetivos específicos do Plano de Mobilidade Urbana de Joinville (PlanMOB). O caminho para alcançar esses objetivos está detalhado no Caderno Prévio do Plano Diretor de Transportes Ativos (PDTA), elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Urbano e Sustentável de Joinville (Ippuj)
O Caderno Prévio, um documento com 137 páginas, está disponível para ser baixado no ippuj.joinville.sc.gov.br ou diretamente no endereço https://goo.gl/nF7Gvc . “O caderno conta com informações importantes para a população e possibilitará uma participação mais ativa na audiência pública que será realizada no final de fevereiro”, informa Luiz Fernando Hagemann, coordenador de projetos da Unidade de Planejamento do IPPUJ.
O PDTA é um plano que engloba as ações do Plano Diretor de Caminhabilidade e do Plano Diretor Cicloviário. No caderno prévio a população pode conhecer o contexto dos dois temas, a legislação, as ações para se alcançar As premissas do PlanMOB e mapas de caminhabilidade e da rede cicloviária.
O caderno é resultado de um trabalho de mais de dois meses realizado por técnicos do IPPUJ, reunindo informações de munícipes por meio de pesquisas online e reuniões presenciais.
Depois da audiência pública, o IPPUJ fará os ajustes necessários e encaminhará a proposta final do PDTA para Procuradoria do Município, em seguida, para a sanção do prefeito Udo Döhler. Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas pelo e-mail planmob@joinville.sc.gov.br
O PlanMOB
– Joinville foi uma das poucas cidades brasileiras de médio porte a concluir o plano no prazo estabelecido, o que qualifica a cidade a apresentar projetos para a mobilidade urbana e captar recursos da União.
– O PlanMOB estabelece ações prioritárias, instrumentos, metas e indicadores para nove eixos temáticos, sendo os dois primeiros para o transporte a pé e por bicicleta.
O PDTA
O objetivo geral do Plano Diretor de Transportes Ativos (PDTA) consiste em atender e seguir as diretrizes, ações e metas dos eixos “transporte a pé” e por “transporte por bicicleta” do PlanMOB.
Objetivos específicos:
– estabelecer método e critérios de avaliação quantitativa e qualitativa de calçadas e vias cicláveis;
– estabelecer os padrões de infraestrutura e sinalização, incluindo critérios de segurança viária que deverão ser consideradas em legislações complementares;
– propor a rede urbana de caminhabilidade e cicloviária do município;
– definir diretrizes para campanhas educativas.
Outros pontos
– Atualmente, 23% dos deslocamentos na cidade são realizados a pé e 11% por bicicleta. A meta do PlanMOB até 2025 é manter os deslocamentos a pé acima de 20% e ampliar para 20% aqueles feitos por bicicletas.
– Joinville conta atualmente com 145,5 km de rede cicloviária, sendo 18,22 km de ciclovias e 127,28 km de ciclofaixas.
Ciclovia: via fisicamente segregada e exclusiva, podendo ser uni ou bidirecional e estar no nível da calçada, da faixa de rolamento de veículos, ou em nível diferenciado. A ciclovia também pode configurar-se quando no uso de calçada partilhada.
Ciclofaixa: é uma das faixas de rolagem destinada exclusivamente ao tráfego de bicicletas, não possuindo divisões físicas – apenas por delimitação de pintura, tachas e tachões na via. Normalmente as ciclofaixas são de mão única no sentido da via, entretanto é possível a implantação deste tipo de faixa bidirecional;
Ciclorrota: rota amigável pré-estabelecida para o tráfego de bicicletas com pintura na pista e sinalização vertical, não possuindo nenhuma delimitação entre os veículos. É também conhecida como via de tráfego compartilhado. A ciclorrotra também pode configurar-se com o uso de calçada compartilhada;
Calçadas partilhadas: são aquelas com segregação física (ciclovias) ou apenas visual, distinguindo a área de circulação dos pedestres e ciclistas pela cor do piso, como na rua XV de novembro, no centro da cidade.
Para partilhar a calçada, o piso da ciclovia deve ser destacado na cor vermelha, com sinalização horizontal e vertical. A faixa de serviços pode locar-se entre a ciclovia e a faixa livre de circulação para pedestres.
Calçadas compartilhadas: são aquelas sem separação física ou visual implantadas de forma a garantir rota ao ciclista, quando não é possível implementar ciclovia ou ciclofaixa.
Fonte: Assessoria de Imprensa de Joinville