You are currently viewing Joinville avança na qualificação de gestores escolares

Joinville avança na qualificação de gestores escolares

  • Post author:
  • Post published:22 de fevereiro de 2016
  • Post category:Sem categoria

Fundação Lemann inicia curso de gestão para aprendizagem

Diretores, auxiliares de direção e supervisores da rede municipal de ensino de Joinville iniciaram esta semana um novo trabalho de capacitação oferecido em forma de curso pela Fundação Lemann. 

A meta é trabalhar a gestão para aprendizagem tendo como foco o estudante. “O objetivo permanente de nossa secretaria é melhorar os indicadores e o aprendizado de nossos alunos”, sintetizou o secretário de Educação, Roque Mattei.

Os trabalhos começaram nesta quinta-feira (18) com a apresentação do curso a 142 gestores no Teatro Juarez Machado. É a primeira vez que a Fundação Lemann, com sede em São Paulo, oferece seu curso para a Prefeitura de Joinville. 

A abordagem dos gestores começa com a apresentação, avança para a fase de diagnósticos específicos de cada unidade e culmina com a elaboração de planos de ação e suas implementações. Ao final, os melhores trabalhos e práticas serão apresentados em nível nacional durante evento da Fundação Lemann.

O analista de escolas da Fundação Lemann, Guilherme Barros, explica que o programa visa a promover uma cultura escolar de altas expectativas e uma gestão eficiente e democrática. “O foco desse trabalho pedagógico é garantir que todos os alunos aprendam”, enfatizou. 

A Fundação Lemann é uma organização sem fins lucrativos fundada pelo empresário Jorge Paulo Lemann. Para participar, Joinville se inscreveu no edital de seleção para o ano letivo de 2016. Atualmente, a fundação atua diretamente em escolas públicas das regiões Sudeste, Norte, Nordeste e agora no Sul ao chegar a Joinville.

O curso de capacitação iniciado em Joinville irá trabalhar com os gestores temáticas relacionadas com a gestão estratégica, pedagógica, de pessoal e resultados. Após a apresentação nesta semana, as próximas etapas são a adesão de escolas e o início efetivo dos trabalhos em um encontro de dois dias. 

“Nessa primeira experiência temos como limitador o número de gestores, mas nossa intenção, a partir de agora, é envolver todas as nossas 84 escolas do ensino fundamental”, afirmou o secretário Roque Mattei.

Fonte:Assessoria de Imprensa de Joinville