Em um país em que mais de 100 milhões de pessoas têm acesso a computadores com internet e onde mais de 70 milhões utilizam smartphones para acessar a rede com números que continuam crescendo, segundo pesquisa da Nielsen/IBOPE, é de se esperar que o Marketing Político Digital exerça impacto nas eleições. Para falar como explorar esse espaço digital, o XIV Congresso Catarinense de Municípios traz para a programação a palestra sobre “Marketing Político Digital”, com o especialista, estrategista e consultor em marketing digital, Rodrigo Gadelha.
Na palestra, marcada para às 11 horas do dia 17 de março, o palestrante apresentará os sete segredos do marketing político digital e os principais erros cometidos, mas ele já adianta dois fundamentais: conhecer o eleitorado e o cenário de atuação. “É preciso entender quem é o seu público-alvo e em qual cenário se atua; ao errar isso, erra-se tudo e gasta-se dinheiro à toa”, coloca Gadelha, que tem 16 anos de experiência em comunicação.
Quantas pessoas permanecem com os televisores ou os rádios ligados durante o horário eleitoral? Essa é uma das questões levantadas pelo palestrante “Se a cada seis TVs, cinco permanecem desligadas, o investimento em produção de vídeos pode não ser a melhor estratégia. É preciso saber onde se está pisando e como chegar ao público”, orienta ele. “Dessa forma, cria-se um diferencial, mas é preciso conhecer o cenário”, completa.
Outro ponto destacado pelo palestrante é a necessidade de um time multidisciplinar. “O marketing político digital é diferente do marketing digital. O monitoramento de Rede corporativo é diferente do marketing político digital”, explica o especialista.
Gadelha coloca ainda que, com as mudanças na recente reforma eleitoral, onde se diminuiu o tempo e vetaram-se as doações de pessoas jurídicas para as campanhas, haverá menos recurso e há uma tendência de que as estratégias voltem-se para o digital. “Minha intenção é abrir os olhos das pessoas para as possibilidades que existem”, conclui.
XIV Congresso Catarinense de Municípios
Considerado o principal evento de integração dos municípios de Santa Catarina, o XIV Congresso Catarinense acontece entre os dias 15 e 17 de março, em Joinville, e reunirá prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, dirigentes, assessores e técnicos municipais, assim como representantes dos governos federal, estadual, organizações não-governamentais, de instituições públicas, da iniciativa privada e fornecedores de produtos e serviços aos municípios.
Na oportunidade, serão debatidos temas de interesse comum dos municípios, apresentados os modelos bem sucedidos de gestão municipal e todos os mecanismos importantes que se referem ao desenvolvimento local e regional.
O objetivo é discutir sobre as Eleições 2016 – condutas vedadas e encerramento de mandato; atualizar o conhecimento da legislação vigente e respectivas mudanças, inclusive sobre novos modelos de gestão, analisar e discutir as ferramentas à disposição.
Fonte Imprensa Fecam