Cerca de 50 servidores dos nove municípios integrantes da Amunesc participaram na manhã desta terça-feira (5) de capacitação sobre o papel da assistência social em caso de calamidades e situações de emergências.
A palestrante Regina Pancieri, gerente de Capacitação e Pesquisa da Secretaria da Defesa Civil do Estado, explicou que esse trabalho já foi realizado em municípios da Grande Florianópolis e da região Oeste do Estado. “É importante que cada município, dentro do seu contexto, saiba o que fazer no processo de prevenção e de resposta aos eventos naturais”, comentou.
Nos conceitos sobre gestão de riscos e gestão de desastres, Regina lembrou que nos períodos de normalidade as ações devem ser de prevenção, mitigação e preparação. Nas anormalidades é preciso agir com agilidade, rapidez, eficiência, eficácia e controle emocional.
A capacitação foi solicitada pelo Colegiado de Defesa Civil da entidade com a proposta de definir o papel da assistência social – da proteção social básica à alta complexidade. “É um trabalho de integração e de grande importância para a assistência social, que é responsável pelo acolhimento das pessoas que sofrem com os eventos naturais”, comentou Antonio Edival Pereira, coordenador regional da Defesa Civil do Estado.
O gerente da Defesa Civil de Joinville e coordenador do Colegiado de Defesa Civil da Amunesc, Marnio Luiz Pereira, lembrou que a capacitação era uma demanda dos municípios da região desde o ano passado. Ele informou que a Secretaria de Assistência Social de Joinville já tem um plano de contingenciamento para os casos de calamidade, mas destacou a importância da palestra. “São informações que vão ajudar a ampliar e melhorar o nosso trabalho”, acrescentou.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Joinville