A terceira cidade mais antiga do Brasil tem muita história para contar. Histórias sobre seu povo, gastronomia, música, lenda e o saber fazer de anos atrás que passa de geração para geração pelas mãos dos artesãos locais. Essa celebração das tradições e do patrimônio material e imaterial acontece durante a 28ª Festilha – Festa das tradições da Ilha – de 14 a 17 de abril.
A Festilha foi criada para comemorar a elevação de São Francisco do Sul à categoria de cidade. Este ano, São Chico completa 169 anos desde que foi considerada cidade e não mais uma vila. A festa será no Centro Histórico com uma programação repleta de opções gastronômicas com a participação de entidades; espaço para os artesãos, apresentações artísticas e culturais, bem como apresentações de músicos da região e os shows nacionais gratuitos no Aterro da Babitonga. Toda a programação da festa é gratuita.
A Rua Babitonga, no Centro Histórico, se prepara para a festa:
Música
Mais de 40 apresentações de músicos locais e regionais nos quatro palcos montados na Rua Babitonga.
Palco de música autoral local
Shows nacionais
14/04 – Hugo e Tiago
15/04 – Humberto Gessinger
16/04 – Bom Gosto
16/04 – Stand up com Diogo Portugal “Partiu Portugal” – 19 h
Panorama Cultural / ArcelorMittal
Gastronomia
Mais de 20 opções gastronômicas integram o cardápio da festa.
Pratos à base de frutos do mar e o tradicional pirão com linguiça.
Atrativos artístico-culturais
Apresentações de cultura popular.
Mais de 150 artesãos envolvidos na Feira de Artesanato
Homenagem cívica
O aniversário da cidade é dia 15 de abril e para esta data, além de toda a programação da Festilha, está programada uma homenagem cívica, às 8 horas, na Praça Getúlio Vargas, seguida do desfile cívico-militar e um café da manhã, com o bolo de aniversário.
Fonte: Prefeitura de São Francisco do Sul