A Prefeitura de Joinville, através da Fundação 25 de Julho, e a Empresa de Pesquisa e Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), promovem neste sábado (30) seminário técnico sobre apicultura. O evento será realizado das 8h30 às 11 horas, no auditório da Fundação, em Pirabeiraba (Rodovia SC 301 – Km 0). Os organizadores esperam a presença de pelo menos 100 apicultores.
A programação do seminário prevê a realização de palestras e de manejo técnico. Os temas ficam a cargo do pesquisador Ricardo Scasco, mestre em apicultura no Uruguai e de técnicos da Epagri e da Fundação 25 de Julho. No manejo os apicultores vão discutir e avaliar a praga Varroa (carrapato das abelhas), responsável pelo sumiço de abelhas na região.
Segundo o técnico da Fundação 25 de Julho, Ingo Weinfurter, o seminário é uma oportunidade para qualificar os apicultores da região Norte/Nordeste de Santa Catarina com vistas ao Congresso Brasileiro, previsto para ser realizado em Joinville em 2018.
Joinville produz atualmente 120 toneladas por ano de mel. “O mercado interno consome pelo menos o dobro disso”, disse Ingo Weinfurter. Através de ações desencadeadas a partir do ano de 2013, como a criação da Estação do Mel, a Fundação 25 de Julho procura incentivar e intensificar a produção.
Mais informações sobre apicultura e sobre o seminário podem ser obtidas na Fundação 25 de Julho, pelo telefone 3424-1188, com Ingo Weinfurter.
Fonte: Imprensa Prefeitura de Joinville