Ocorre durante esta quinta-feira (2), no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, a 6ª Conferência Municipal das Cidades. O evento teve sua abertura oficial logo pela manhã e contou com a presença da comunidade e diversas autoridades, entre elas, o vice-prefeito, Arildo Gesser.
Para dar início à abertura oficial da Conferência, o presidente do CONCIDADE e secretário de Planejamento e Urbanismo, Cássio Luiz Zschoerper, destacou que São Bento do Sul vive um momento de expansão em vários setores, da educação básica à economia. “Mas, para que ela cresça ainda mais e de forma sustentável, respeitando a sua função social, precisamos de apoios que ultrapassem o poder público”, disse.
Cassio falou ainda que para o sucesso dos projetos, a sociedade é peça fundamental. “Precisamos do apoio da sociedade. Dialogar, ouvir o que os moradores acham do espaço urbano de São Bento do Sul. E, uma forma encontrada para isto, é pela realização das Conferências da Cidade. A exemplo do processo de revião do Plano Diretor Participativo, que está em andamento, hoje temos a oportunidade de nos expressar, pois a Conferência visa justamente isso, trazer a comunidade para participar das decisões do município”, comentou.
O vice-prefeito, Arildo Gesser, comentou sobre a oportunidade que a Conferência oferece à comunidade. “A participação é muito importante, pois a Conferência traz à comunidade o poder de participação das decisões, aproxima da administração municipal e, juntos, podemos avaliar e oferecer propostas para tornar São Bento do Sul ainda melhor”, salientou.
“É importantíssimo esse debate para que busquemos melhorar o nosso município e identificarmos os desafios que precisam ser superados”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Edimar Geraldo Salomon.
Programação – Pela manhã, logo após a abertura do evento, o arquiteto e urbanista, Edson Cattoni, de Florianópolis, proferiu palestra aos presentes. Em seguida teve apresentação de retrospectiva das conferências e leitura comentada do texto base da conferência, que tem como tema: “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e o lema: “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”.
À tarde, os trabalhos retomam apresentação do panorama atual do município com relação aos avanços das legislações municipais de desenvolvimento urbano (Base questionário – Concidades Nacional), trabalhos em grupo e plenária de apresentação, votação das propostas e moções. Ao final da Conferência serão indicados os candidatos a delegados para a 6ª Conferência Estadual das Cidades. Serão eleitos sete delegados: três do poder público e quatro da sociedade civil.
Assessoria de Imprensa Prefeitura de São Bento do Sul