A Amunesc, através do Colegiado de Defesa Civil e apoio do Estado de Santa Catarina e da Defesa Civil dos Municípios Associados, realizou hoje (03) o Segundo Simpósio Integrado de Redução de Riscos e Desastres da Mesoregião Norte, no IFC de São Bento do Sul.
O Objetivo do evento foi proporcionar um momento de discussão, troca de ideias e reflexão, afim de alinhar entendimentos, capacitar e preparar os agentes de Defesa Civil e os demais órgãos para atender imediatamente a população atingida por qualquer tipo de desastre, reduzindo perdas materiais e humanas.
Fez parte da programação: o professor Masato Kobiyama, que falou sobre o Gerenciamento de desastres naturais e recursos hídricos com enfoque em região montanhosa; o engenheiro Gilberto Luiz, que explanou sobre acidentes e edificações; o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil da Região de Mafra, Edson Antochescki,, que falou sobre Gestão de Riscos e Desastres; o meteorologista da Epagri Ciran, que falou sobre a previsão climática para a próxima estação; Dieter Klostermann, da Sema Joinville, que falou sobre Estações Meteorológicas e a Importância do Monitoramento Regional; a técnica da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Angela da Silva Bellettini, que falou sobre Mapeamento das áreas de risco; e o jornalista da Secretaria Estadual de Defesa Civil, Paulo Cesar Santos, que falou sobre Comunicação de Risco.
O evento contou com o apoio do Instituto Federal Catarinense, em sua sede recém inaugurada. O Instituto abrigará o segundo Curso Técnico em Defesa Civil do Brasil.