Durante dois dias (21 e 22) a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis foi sede do Ciclo de Estudos do Movimento Econômico. Evento direcionado aos técnicos credenciados pela Secretaria de Estado da Fazenda que atuam no controle do Movimento Econômico e ao Grupo de Acompanhamento da Apuração do Valor Adicionado – GAAVA, e conta com a participação de dirigentes de Associação dos Municípios.
A promoção do Ciclo de Estudos é do CONFAZ-M/SC, com realização da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM e apoio da GRANFPOLIS e Secretaria de Estado da Fazenda.
Na programação do evento foram realizados apresentações e estudos sobre questões e assuntos polêmicos que envolvem o valor adicionado/cota-parte do ICMS aos Municípios Catarinenses.
A abertura do Ciclo de Estudos ficou a cargo do Diretor Executivo da GRANFPOLIS, Miguel Augusto Faraco, e do Assistente Jurídico da FECAM, Juarez Dias, representando o CONFAZ-M/SC.
Entre os temas em debate destaque para A importância das Empresas com operações por conta e ordem (Trading), com palestra do Técnico Tributário da AMUNESC, Carlos Lima. Foram também apresentados por palestrantes de outras associações assuntos como as Empresas geradoras de energia na apuração do valor e substituição tributária, e o Decreto Lei 1.182/2012, que trata de exclusões nas entradas na apuração do valor adicionado, e eficiência do Valor Adicionado; Acesso ao sistema de processamento das informações e metodologia; entre outros.
Fonte: Assessoria de Imprensa GRANFPÓLIS