Na noite de sexta-feira (28) foi realizada no auditório da Secretaria de Educação a Aula Inaugural do Protetor Ambiental turma de São Bento do Sul.
O evento contou com a presença de autoridades como o prefeito de São Bento do Sul Magno Bollmann, vice-prefeito Márcio Dreveck, secretária de Educação Rosemari Strack Cândido, Comandante do Comando de Policiamento Militar Ambiental do estado, Coronel Adilson Schlickmann Sperfeld, além de demais autoridades da polícia e secretários da administração municipal.
Na platéia, quem marcou presença foram os 36 alunos selecionados para a primeira turma do curso Protetor Ambiental de São Bento do Sul, além de seus pais e familiares.
Protetor Ambiental – O projeto Protetor Ambiental foi desenvolvido pela da Polícia Militar Ambiental do estado de Santa Catarina e já existe há 15 anos.
No curso, os alunos são selecionados por critérios como notas e disciplina, e estes futuros protetores ambientais recebem ensinamentos sobre direitos e deveres, disciplina exemplar, regras de convívio social, e proteção do meio ambiente. Depois de formado o protetor ambiental será um multiplicador, e poderá realizar palestras nas escolas, participar de feiras de ciências, ações de plantio de árvores, limpeza de mananciais, entre outras ações sócio ambientais.
O objetivo do projeto Protetor Ambiental é proporcionar as condições de aprendizado aos Protetores Ambientais através de atividades teóricas e práticas voltadas à preservação do meio ambiente e integração social.
Os alunos são selecionados através de testes de seleção e, para a turma de São Bento do Sul, foram 36 os participantes selecionados.
A Polícia Militar Ambiental disponibiliza todo o uniforme (calça, camiseta, moletom, coturno, cinto e boné), e todo o material didático aos alunos selecionados.
As aulas ocorrerão uma vez por semana e terão a duração de 2:15 horas, sendo realizadas no auditório da Secretaria de Educação por um período de 7 meses.
No município, o projeto conta com o apoio das Indústrias Condor.
Em seu pronunciamento, o prefeito Magno Bollmann homenageou o Coronel Adilson Schlickmann Sperfeld, relembrando o apoio e parceria de muitos em ações ambientais desenvolvidas pela região.
“O Coronel Adilson nos ajudou a criar a APA Rio Vermelho e as unidades de conservação nos municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá. Nós plantamos essa semente que está trazendo grandes benefícios para a região. Das áreas protegidas, esta que possuímos é a maior área do Brasil criada nesse modelo consorciado”, disse o prefeito.
Magno ainda mencionou a criação do PSA, pioneiro no estado de Santa Catarina, e concluiu sua fala sobre realizações na área ambiental dizendo: “O nosso orgulho é do tamanho do Brasil tendo como parceiro a Polícia Ambiental sob o comando do Coronel Adilson Schlickmann”, concluiu.
O Coronel Adilson Schlickmann Sperfeld enalteceu a presença do prefeito Magno Bollmann. Conforme comentou: “São Bento do Sul é uma cidade que muito nos alegra. Eu gosto muito de São Bento, a história ambiental daqui é muito positiva e foi mantida a área verde de forma muito melhor que outros municípios”, destacou.
O Coronel Adilson ainda destacou que já nos anos de 1993 ou 1994 já se fazia discussão de como fazer a melhoria ambiental do município.
Joberth Krause – MTB 4280SC
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul