Na manhã desta quarta-feira, 28, o governador do Estado de Santa Catarina Raimundo Colombo, o prefeito de Araquari Clenilton Carlos Pereira, o superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) Vissilar Pretto, além de prefeitos da região e empresários, participaram da 27ª edição do Café com Autoridades.
O evento, promovido pela ACIAA (Associação Empresarial de Araquari), tratou dos principais pleitos da região, entre eles, a mobilidade urbana. Colombo reforçou a parceria do Governo do Estado com obras de melhorias na rodovia BR 280. O governador explicou em sua fala que para este projeto caminhar com mais agilidade é necessário antes à aprovação de um projeto de lei que permite destinar parte do dinheiro em caixa do Porto de São Francisco do Sul para obras apontadas por autoridades da região como emergenciais – outra parte deve ser destinada, obrigatoriamente, para Saúde e Segurança Pública.
De acordo com informações da assessoria de comunicação do Governo do Estado, o Porto de São Francisco do Sul detém R$ 105 milhões em caixa. Deste valor, há uma previsão que R$ 35 milhões poderão ser investidos na obra de melhorias da BR 280 e na infraestrutura do terminal portuário, como a iluminação e a construção de um novo gate para diminuir o tempo de espera dos caminhões.
Durante o encontro, o prefeito Clenilton falou sobre a importância dessa obra para a cidade. “Não é só uma questão de trânsito, de desafogar os congestionamentos que acontecem todos os dias, independente de horário, é também uma questão de segurança. Quantas pessoas já perderam a vida na BR 280 e quantas ainda terão que perder para que melhorias sejam de fato realizadas.”
O projeto deverá ser executado por meio da parceria entre o Governo do Estado, Porto de São Francisco do Sul, Prefeitura de Araquari e DNIT. A obra prevê a instalação de terceira faixa entre os Kms 21 e 24 e 29 e 32, implantação de três rótulas nos principais cruzamentos, implantação de rua lateral entre os Kms 24 e 29 e a execução de três passarelas.