Esta segunda-feira foi marcada por um grande evento realizado em São Bento do Sul, o “Seminário Transtorno do Espectro Autista”, evento realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – ALESC, através da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria da Apae de São Bento do Sul, com o apoio da Prefeitura de São Bento do Sul, através da Secretaria de Educação, e Associação Catarinense de Autismo.
Realizado no auditório da Univille, mais de 300 profissionais da educação, assistência social, saúde e diversos pais, estiveram no evento que contou com a palestra de José Raimundo Facion, autoridade no assunto reconhecido em diversos países, e ainda uma mesa redonda para debates sobre o tema.
A mesa de honra composta para a abertura do Seminário contou com as presenças do presidente da ALESC, Deputado Silvio Dreveck, vice-prefeito Márcio Dreveck, presidente da Câmara Municipal de Vereadores Edimar Geraldo Salomon, deputados Gelson Merísio (presidente da Escola do Legislativo), José Nei Alberton Mascari (Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência), Secretária de Educação de São Bento do Sul, Rosemari Strack Cândido, Diretora da Apae de São Bento do Sul, Maria Goretti Elcke, Autodefensor da Apae, Jonatan Castilho Alves, e Catia Purniagen Franzoi, presidente da Associação Catarinense do Autismo.
Na abertura, a diretora da Apae de São Bento do Sul, Maria Goretti Elcke, destacou que “o conhecimento é a principal ferramenta do trabalho quando se quer fazer inclusão”.
A secretária de Educação de São Bento do Sul ressaltou que a inclusão exige muito mais do que a matrícula de uma pessoa com alguma situação especial. Exige desde estrutura física, folha de pagamento, alimentação, transporte, e não menos importante, a formação continuada.
O deputado José Nei Alberton Ascari, Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da ALESC, comentou sobre as ações como este seminário: “As ações que abraçamos em parceria com a Escola e a Assembleia culminaram nesse ciclo de capacitações. Nós entendemos que a informação está muito relacionada com a prevenção, e a prevenção, – nós sabemos -, salva vidas. A prevenção melhora a qualidade de vida das pessoas, e em particular no autismo. A informação e o conhecimento determinam a antecipação do diagnóstico, tão importante, tão fundamental para que seja aplicado o tratamento adequado e para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, explicou Ascari.
O Presidente da Escola do Legislativo, deputado Gelson Merísio, destacou a importância da realização deste evento.
Merísio compartilhou que é pai de um jovem autista hoje com 18 anos de idade e enfatizou que “eventos como o de hoje são de extrema importância para proporcionar um melhor entendimento do autismo aos profissionais de ensino”.
Silvio Dreveck, deputado estadual e presidente da ALESC, destacou ao público a importância de se realizar a formação continuada. “O que faz a diferença na nossa vida e na vida de outras pessoas é o conhecimento que nós adquirimos, e nesse caso mais ainda, porque entender e interpretar as pessoas para conviver conosco no dia a dia, é só quem busca o conhecimento”, destacou Silvio.
O vice-prefeito Márcio Dreveck em sua mensagem disse que “os números comprovam o aumento de casos de autismo, por isso a importância de trabalharmos o assunto, participando de eventos como este Seminário, aperfeiçoando-se constantemente, e sempre buscando mais para proporcionar a melhor atenção às pessoas autistas”.
Homenagens – Antes do início da palestra, foram realizadas algumas homenagens em reconhecimento aos trabalhos e atenção para com o tema tratado durante o seminário.
Foram homenageados os deputados Silvio Dreveck (presidente da ALESC), Gelson Merísio (presidente da Escola do Legislativo) e José Nei Alberton Mascari (Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência).
Joberth Krause – MTB 4280SC
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul