A Prefeitura de Joinville vai implantar a partir da próxima terça-feira, dia 17, a primeira ciclorrota da cidade. Ciclorrotas são ruas escolhidas por terem tráfego com baixa velocidade, e que por isso podem ser compartilhadas por carros e ciclistas, sem separação física.
As primeiras vias contempladas são: parte da rua XV de Novembro (trecho entre a rua do Príncipe até a Dona Francisca), parte da rua do Príncipe (da XV de Novembro até Marinho Lobo), rua Marinho Lobo e rua Rio Branco (trecho da Marinho Lobo até a 9 de Março).
As vias serão indicadas por meio de sinalização horizontal (pintura no asfalto) e vertical.
A instalação da primeira ciclorrota de Joinville é uma ação da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Departamento de Trânsito (Detrans). O projeto tem caráter experimental e será avaliado para posterior ampliação, incluindo novas ruas em outros pontos da cidade.
Luiz Carletto, diretor técnico do Pedala Joinville, diz que o movimento apoia toda iniciativa que incentive o uso da bicicleta e que reforce a segurança dos ciclistas. Ele lembrou que a ciclorrota é também uma forma de educar os motoristas com relação ao uso compartilhado da via com o ciclista.
As vias de Joinville onde funcionarão a ciclorrota tem a velocidade máxima de 30 Km por hora. A redução da velocidade, comum nas ciclorrotas, é um ponto importante para a segurança de todos, ciclistas, pedestres e motoristas de veículos automotores.
As ciclorrotas têm a função de reforçar o compartilhamento da via, que já é previsto pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), mas de uma forma segura e educativa. A previsão da Prefeitura de Joinville é ampliar esse tipo de vias compartilhadas em outras vias do município.
Conceitos
Ciclorrota
Rota amigável pré-estabelecida para o tráfego de bicicletas com pintura na pista e sinalização vertical, não possuindo nenhuma delimitação entre os veículos.
É também conhecida como via de tráfego compartilhado. A ciclorrota também pode configurar-se quando no uso de calçada compartilhada.
Ciclovia
É um espaço segregado para fluxo de bicicletas. Isso significa que há uma separação física isolando os ciclistas dos demais veículos.
Essa separação pode ser através de mureta, meio fio, grade, blocos de concreto ou outro tipo de isolamento fixo.
Ciclofaixa
É quando há apenas uma faixa pintada no chão, sem separação física de qualquer tipo (inclusive cones ou cavaletes). Pode haver “olhos de gato” ou no máximo os tachões do tipo “tartaruga”, como os que separam as faixas de ônibus.
Fonte: Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)