You are currently viewing 30ª Festilha é lançada oficialmente em São Francisco do Sul

30ª Festilha é lançada oficialmente em São Francisco do Sul

  • Post author:
  • Post published:5 de abril de 2018
  • Post category:Sem categoria

No início da noite de hoje (03), no Centro Cultural Ester dos Passos Rosa, a 30ª Festilha – Festa das Tradições da Ilha foi lançada. O evento, que já faz parte do calendário de São Francisco do Sul, é marcado pela manifestação cultural de um povo que tem mais de 500 anos de história. Para este ano, serão mais de 100 artistas locais participando ativamente da festa que acontece de 13 a 15 de abril.

Para o prefeito Renato Gama Lobo, a festa, que surgiu de uma sinergia entre poder público, entidades beneficentes e grupos culturais, continua promovendo as tradições francisquenses. “Somos privilegiados pelo cenário histórico que serve de palco para a arte e a cultura viva nas nossas ruas centenárias. Queremos resgatar a verdadeira essência da Festilha e dar ainda mais valor a nossa cultura e tradição”, ressaltou.

No lançamento, o ex-prefeito Rogério Zattar recebeu uma homenagem por ser um dos idealizadores da festa, que ainda mantém algumas das suas características iniciais. A Festilha continua sendo ao ar livre, com barracas ao longo da principal rua da cidade, a Rua Babitonga, onde comidas típicas, venda de artesanato e apresentações folclóricas são as principais atrações.

“Estou muito orgulhoso e satisfeito da Festilha continuar ano após ano. Quando idealizamos a primeira nem imaginávamos até onde iria chegar. Essa festa não é minha, não é apenas um orgulho para mim, é para todos nós francisquenses”, salientou o ex-prefeito Rogerinho.

Nesta edição, participarão ao todo dez grupos folclóricos, 34 artesãos, membros da AFA (Associação Francisquense dos Artesãos), 12 artistas plásticos, 15 músicos autorais e grupos de dança. Este ano, o palco dedicado aos músicos autorais foi remanejado para outro espaço, no Terminal Marítimo de Passageiros, onde estão programadas diversas apresentações ao longo dos três dias de festa.

A gastronomia é outro atrativo da festa. Toda a parte de culinária é feita pelas 22 entidades que, por conta da venda de seus pratos, levantam fundos para as suas causas sociais. O tradicional pirão com linguiça, além de receitas com frutos do mar integram o cardápio da festa.

E para completar a Festilha, não poderia faltar na programação as atrações locais e regionais, além de shows no Pavilhão Ilha Grande com Tati Portella, que se apresenta na sexta-feira (13), e, no sábado (14), a atração principal é o cantor Simoninha. A banda The Brothers encerra a programação de domingo (15).