A Prefeitura de Araquari, por meio da Secretaria de Educação, traz a Araquari uma palestra com o juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª jurisdição de Santa Catarina, Silvio Rogério Schneider, sobre o combate ao trabalho infantil. O evento, que faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, idealizado pela Justiça do Trabalho, será realizado no auditório do Instituto Federal Catarinense campus Araquari, no dia 18 de julho, das 14h às 17h.
O Programa tem como foco a erradicação do trabalho infantil no Brasil e da adequada profissionalização do adolescente. Segundo dados da Justiça do Trabalho, há mais de 2,7 milhões de crianças e adolescentes brasileiras em situação de trabalho infantil -96 mil apenas em Santa Catarina. A palestra, que é gratuita e não precisa de inscrição, têm como público-alvo, profissionais que trabalham com o público infantil, além de professores, especialmente os das turmas de 3º e 4º ano, já que os alunos dessas classes participaram de outra ação do Programa, o concurso de desenho.
Araquari é uma das 12 cidades do Estado que participam do concurso, que é organizado em parceria com a AMATRA – Associação dos Magistrados do Trabalho. As ilustrações dos estudantes devem seguir o tema “Criança não trabalha: lugar de criança é na escola.” A premiação, para cada município, será uma bicicleta e uma caixa de lápis de cor para cada um dos três primeiros colocados.
A adesão ao Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem resultou às escolas da rede municipal, camisetas para os professores das turmas participantes do concurso, bem como livros e gibis sobre o tema. Para a secretária de Educação, esse é mais um mecanismo para inibir essa prática que ainda existe na sociedade. “Araquari aderiu à campanha por que se preocupa com o bem-estar da criança. A educação engloba mais do que aprendizado dos livros, é nossa função, também, ter profissionais capacitados para enfrentar problemas como este”, disse Rose Cléia Farias Vigolo.