Nesta segunda-feira (22) ocorreu a inauguração do Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (CEMPICS). Localizado no bairro Centenário, o espaço prestará atendimento à população e também no preparo dos medicamentos com a utilização de plantas medicinais do programa Farmácia Viva.
Para abrigar o CEMPICS, uma reforma foi realizada com investimentos de R$ 17.219,39, oriundos de financiamento através do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade com foco na Atenção Básica (PMAQ). “Estou quase sem palavras para expressar este momento. Tínhamos um sonho de trabalhar com plantas medicinais, mas não imaginaríamos que chegaria neste momento, com este prédio, esta estrutura”, disse a coordenadora do Programa Farmácia Viva, Ana Carla Koetz Prade.
Ana falou ainda sobre o começo do programa Farmácia Viva, o qual conta com o apoio e dedicação de voluntários nas hortas comunitárias. “Agradeço a este povo maravilhoso que são os voluntários que plantam e cuidam das hortas. Foi um trabalho árduo e de muito amor, pois este local aqui era um depósito. Obrigada a todos os envolvidos por fazer tudo isso acontecer”, comentou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Peter Alexandre Kneubuehler, falou sobre a satisfação de participar da inauguração do CEMPICS. “É um grande avanço para São Bento do Sul, é um grande avanço para todos nós termos presentes a Práticas Integrativas e Complementares de Saúde. É um programa federal, mas que precisa de alguém que faça acontecer. E a Ana e as pessoas que estão em volta dela fizeram isso acontecer. Parabéns e continuem assim, com essa vontade de fazer o bem para a população. E aos usuários deste espaço, sejam bem-vindos. É a nossa casa”, disse.
“Quando fui prefeito em Campo Alegre, ajudado pela Therezinha Foitte, que era apaixonada por plantas medicinais, nós criamos o Plantas que Curam. Naquele tempo não tinha a mentalidade de que as plantas poderiam ser úteis para a saúde e, infelizmente, quando eu sai, este programa acabou. Então quando fui chamado para ser secretário de Saúde aqui, eu queria ressuscitar o Plantas que Curam, mas aqui já tinha um nome, que é o Farmácia Viva. E aí conheci a Ana, e ela abraçou esta causa e hoje estamos aqui, realizando um sonho”, comentou o secretário de Saúde, doutor Manuel Del Olmo.
O prefeito Magno Bollmann iniciou sua fala contando que desde criança, sempre foi curado através das plantas medicinais. “Meu pai era apaixonado por fitoterapia e eu carrego isso no DNA. Agradeço à farmacêutica Ana, aos voluntários e agricultores que batalharam conosco e fizeram este espaço maravilhoso. Muito obrigado”, disse.
Após o descerramento da placa inaugural, o prefeito Magno Bollmann, o secretário de Saúde, doutor Manuel Del Olmo, o presidente da Câmara de Vereadores, Peter Alexandre Kneubuehler, e a coordenadora do programa Farmácia Viva, Ana Carla Koetz Prade, realizaram o plantio de mudas de plantas medicinais na horta do CEMPICS.
O local – O Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (CEMPICS) conta com espaços para secagem das plantas, armazenamento e para os atendimentos com homeopatia, fitoterapia, acupuntura e auriculoterapia, sessões de meditação e práticas de pensamento positivo.
A estrutura possui ainda recepção, consultórios, ambulatório, hervanaria, local de secagem, armazenamento e distribuição das plantas medicinais que são trabalhadas no município através do Farmácia Viva, além de uma horta e uma estufa para produção de plantas.
Fonte: Prefeitura de São Bento do Sul