O vice-presidente da Amunesc e prefeito de Garuva, Rodrigo Adriany David e o secretário-executivo da Amunesc, Tufi Michreff Neto, assinaram em Florianópolis o termo de cooperação entre a Amunesc e o Governo do Estado para a criação e operacionalização do Núcleo de Gestão de Convênios do Nordeste de Santa Catarina (NGC). O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira (01) e contou com a presença da vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, juntamente com o do chefe da Casa Civil, Douglas Borba, que também assinaram o termo.
Os NGCs farão parte da Central de Atendimento a Municípios (CAM), estrutura ligada à Casa Civil. Eles auxiliam no gerenciamento e prestação de contas dos convênios firmados entre Estado, por meio das secretarias setoriais, e os municípios, representados por sua respectiva associação. Anteriormente, esse trabalho era realizado nas Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs). Além da Amunesc, outras 20 Associações firmaram a cooperação com o governo do Estado para a operacionalização dos NGCs.
Para o secretário-executivo da Amunesc, trata-se de uma oportunidade para as Associações reassumirem o papel integrador entre os governos municipais e estadual: “A criação do Núcleo faz com que a gente possa desenvolver um trabalho mais efetivo no auxílio aos municípios e entidades no que diz respeito aos convênios, permitindo que a gente tenha uma interlocução ainda mais efetiva com o governo do Estado e auxilie na busca de parcerias que contribuam para o desenvolvimento da região”, afirmou Tufi.
No mesmo evento foram firmadas as parcerias para a formalização dos consórcios que serão responsáveis pela manutenção das rodovias estaduais. Trata-se do Projeto Recuperar, através do qual o Estado fará o aporte financeiro, e os municípios, por meio dos consórcios, farão a gestão e a aplicação dos recursos. A Amunesc agendará novas reuniões com os prefeitos da região para determinar como se dará a participação neste Projeto.