You are currently viewing Museu Carlos Lampe leva acervo aos bairros

Museu Carlos Lampe leva acervo aos bairros

  • Post author:
  • Post published:23 de agosto de 2019
  • Post category:Sem categoria

A Prefeitura de Rio Negrinho vem descentralizando o acervo do Museu Carlos Lampe. Na ação, coordenada pela Fundação Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria de Educação, as peças são levadas para as escolas do município, permitindo que mais pessoas possam ter acesso à história de Rio Negrinho.

O Diretor Presidente da Fundação de Cultura Adilson Figueiredo salienta a importância dos estudantes e a comunidade estarem em contato com a história. “Trata-se de um projeto ousado, contudo percebemos que muitas pessoas não visitam o museu por diferentes motivos, como distância, desinformação, etc. A escola é um espaço de convivência próxima das famílias, sendo assim, o acervo estará perto desse público que queremos atingir”, ressalta Adilson.

 A meta do projeto é ampliar a visitação e contato ao acervo histórico, para que a cultura ali presente seja utilizada como fonte de pesquisa pelos alunos. “Esperamos ainda que essa cultura seja reconhecida e valorizada. Com a chegada da 13º edição da Primavera dos Museus, nos dias 23 a 29 de setembro, os alunos terão a oportunidade de desenvolver projetos em sala, onde o contexto histórico atribuído aos objetos serão estudados e publicados em nossas redes sociais”, explica o presidente da Fundação de Cultura.

O trabalho ainda prevê a inscrição do Museu Carlos Lampe nos editais de fomento à cultura, bem como em prêmios de boas práticas culturais. “São ações fundamentais que visam aproximar a população da história. Temos um acervo riquíssimo e leva-los às escolas permitimos que mais pessoas tenham acesso a ele”, destaca o prefeito Julio Ronconi.

Nesta semana a exposição ocorre nas escolas Selma Teixeira Graboski (bairro São Rafael) e Ricardo Hoffmann (bairro Industrial Norte). “Inicialmente as exposições são para os alunos desenvolverem os projetos internos, posteriormente será informada a data de visitação da comunidade de cada bairro”, informa Adilson Figueiredo. As exposições ocorrerão de forma itinerante e nas próximas semanas serão levadas para escolas de outros bairros da cidade.

 

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho