Contato com a natureza, com o mar e com animais. O projeto Caminhos de São Chico – Turismo de Experiência está se consolidando na cidade e proporcionando novas vivências aos estudantes que participam nesta primeira etapa da ação. Ontem (10) pela manhã, 15 alunos da Escola Ida Beatriz Brunato de Camargo visitaram a propriedade da Família Kinas, no Distrito do Saí, acompanhados de professores, da equipe da Secretaria Municipal de Turismo, responsável pelo projeto, e de Cláudio Sérgio de Souza, extensionista rural da Epagri.
A turma foi para a região continental da cidade via ferry boat, onde visitaram a propriedade e tiveram contato com os animais, a incubadora de ovos de aves, os 22 tanques de peixe e o berçário de peixes ornamentais. Outro momento que chamou a atenção da turma foi o passeio pela trilha na mata nativa até uma nascente, onde receberam orientações sobre o cuidado com a água e a preservação do meio ambiente.
A parada para o lanche foi na Escola do Estaleiro e, além da recordação de todas as lembranças do passeio, ainda receberam de presente um peixe beta com orientações sobre os cuidados com o animal. De acordo com a professora do pré, Cleide Marli Ricardo, que acompanhou a turma, as vivências durante o passeio complementaram o trabalho que vem sendo feito em sala de aula com o projeto “Sombreando, cuidando da natureza” e as crianças estão encantadas. “Foi maravilhoso. Para alguns alunos, foi o primeiro contato com animais como o peru, por exemplo. Também foi a primeira vez de crianças que não conheciam o Distrito do Saí e que nunca tinha atravessado a Baía da Babitonga. Eles aprenderam sobre o carinho e o respeito com os animais”, destacou.
Os próximos passeios do Caminhos de São Chico estão programados para os dias 17 de setembro e 1º de outubro com estudantes da Escola Waldemar da Costa. Interessados em agendar uma visita à propriedade da família Kinas para turismo rural pedagógico podem entrar em contato pelo telefone (47) 9 9614 7424.
Fonte: Prefeitura de São Francisco do Sul