Criada pela baiana Patrícia Silva, também conhecida como Patrícia Braille, a campanha #PraCegoVer promove a conscientização sobre a acessibilidade no contexto da deficiência visual, estimulando que páginas e perfis em redes sociais descrevam as imagens publicadas para que os dispositivos de leitura possam repassar o conteúdo ao deficiente visual.
Para o secretário-executivo da Amunesc, Tufi Michreff Neto, “a informação precisa ser cada vez mais democrática e, para isso, ela deve estar acessível a todos os tipos de público. A partir do momento que a gente se adequa a essa nova realidade e permite que as pessoas com deficiência visual possam ter acesso mais detalhado à informação, às notícias, às postagens das redes sociais, nós garantimos uma democracia mais forte, consolidada, e uma participação mais efetiva da sociedade com a inclusão de todos”.
Segundo Patrícia, “a descrição das imagens publicadas na internet, através da técnica da audiodescrição, favorece o acesso daqueles que não enxergam, mas desejam e estão, assim, participando de todas as redes sociais com o auxílio de programas específicos que transmitem, na forma de áudio, todo o conteúdo textual da tela do computador”.
Usando a hashtag #PraCegoVer, promovemos o acesso de deficientes visuais aos nossos conteúdos e levamos ainda mais longe as notícias da Associação.
#PraCegoVer: a fotografia mostra uma mão sobre uma mesa de madeira, segurando um aparelho celular, no qual se vê uma imagem com os escritos: “acessibilidade” e “hashtag PraCegoVer”. Na arte exibida no celular estão também o ícone de um deficiente visual caminhando com uma bengala e com um cão-guia conduzindo o caminhante, além do logotipo da Amunesc, que é composto por três pictogramas com formatos de pessoas, nas cores laranja verde e azul, envoltos por uma seta vermelha. O fundo da imagem exibida pelo celular é uma página de livro escrito em braile.