No dia 6 outubro acontece a escolha dos novos membros dos três Conselhos Tutelares de Joinville. A votação será realizada no Colégio Celso Ramos, na rua Plácido Olímpio de Oliveira, 400, bairro Bucarein.
Concorrem às 15 vagas (cinco para cada Conselho Tutelar) 79 candidatos. A lista dos candidatos está disponível no site da Prefeitura de Joinville.
A eleição será pelo voto direto facultativo de todo eleitor de Joinville. Para votar o eleitor deve apresentar um documento original com foto. O período de votação será das 8 às 17 horas. O processo de escolha é fiscalizado pelo Ministério Público.
Os 79 candidatos foram distribuídos conforme a região de suas preferências, sendo:
– 29 candidatos para o Conselho Tutelar 1 (Morro do Meio, Vila Nova, São Marcos, Nova Brasília, Santa Catarina, Profipo, Itinga, Boehmerwald, Floresta, Itaum, Anita Garibaldi, Atiradores, Glória, Costa e Silva, América, Santo Antônio);
– 20 candidatos para o Conselho Tutelar 2 (Bucarein, Guanabara, Fátima, Adhemar Garcia, Ulysses Guimarães, Paranaguamirim, Jarivatuba, Petrópolis, João Costa, Parque Guarani) e
– 30 candidatos para o Conselho Tutelar 3 (Rio Bonito, Dona Francisca, Pirabeiraba, Zona Industrial Norte, Jardim Sofia, Jardim Paraíso, Vila Cubatão, Aventureiro, Bom Retiro, Saguaçu, Centro, Iririú, Jardim Iririú, Comasa, Espinheiros, Zona Industrial Tupy, Boa Vista).
Conselho Tutelar
Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, composto por membros eleitos pela população, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Cada conselho é composto por cinco membros, num total de 15 conselheiros que obtiverem o maior número de votos, com direito a um salário de R$ 5.183,61.
Até este ano Joinville contava com dois conselhos. A partir de 2020, com mandatos de quatro anos, passam a existir os conselhos 1, 2 e 3, cada um com uma área de abrangência. A nova estrutura passa a existir a partir do dia 10 de janeiro, quando serão empossados os novos membros.
Fonte: Prefeitura de Joinville