You are currently viewing Praia da Saudade (Prainha) recebe a certificação Bandeira Azul

Praia da Saudade (Prainha) recebe a certificação Bandeira Azul

  • Post author:
  • Post published:27 de setembro de 2019
  • Post category:Sem categoria

Os esforços pela recuperação e conservação ambiental de uma das praias mais frequentadas no norte/nordeste catarinense acabam de ser reconhecidos nacional e internacionalmente. A Praia da Saudade (Prainha) é uma das 14 praias brasileiras a receber, no último dia 20, a certificação Bandeira Azul, aprovada pelo júri dinamarquês do programa e pela coordenação nacional do Instituto Ambientes em Rede.  

Em Santa Catarina, além da Prainha em São Francisco do Sul, outros sete balneários também foram homologadas: Lagoa do Peri, em Florianópolis; Praia Grande, em Governador Celso Ramos; praias do Estaleiro e Estaleirinho, em Balneário Camboriú; Praia de Piçarras, em Balneário de Piçarras; e praias de Mariscal e Quatro Ilhas, em Bombinhas. Cinco delas já possuíam a certificação e foram mantidas. As novidades deste ano são as certificações às duas praias de Bombinhas e à Prainha de São Chico.   

Para receber o selo Bandeira Azul, a praia é avaliada e tem de ser aprovada em 34 itens, tais como o desenvolvimento de ações de educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, além de atender a requisitos de segurança e serviço. O trabalho por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para obtenção do selo começou em 2018 e envolveu a conscientização e mobilização de comerciantes, surfistas, ambientalistas e frequentadores. “É uma construção coletiva. Trabalhamos para que os critérios fossem atendidos não só para a certificação, mas pela necessidade de proteger o ambiente nativo e costeiro”, disse o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath.   

O reconhecimento com esta certificação eleva o patamar de São Francisco do Sul com relação aos cuidados ambientais com as praias e à preocupação com um turismo sustentável e qualificado. “Estamos muito satisfeitos com a conquista, pois isso significa que estamos fazendo a lição de casa. Esperamos que outras praias da ilha também recebam o selo. Algumas mais urbanizadas ainda dependem do saneamento, processo que também está em andamento. Mas temos a certeza de que seguimos no caminho certo em oferecer qualidade de vida a moradores e turistas”, ressalta o prefeito Renato Gama Lobo.

 

Fonte: Prefeitura de São Francisco do Sul