A partir de hoje, dia 7 de outubro, a Secretaria da Saúde de Joinville inicia a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo para crianças dos 6 meses aos 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Todas as unidades de saúde da cidade estarão abertas em horário normal de expediente com as equipes preparadas para a imunização gratuita. Pais e responsáveis devem comparecer com seus filhos às unidades, portando a Carteira de Vacinação, para receberem a dose vacinal.
A campanha inicia pelas crianças por registrarem mais sequelas causadas pelo sarampo e com maior gravidade. Neste mês, a campanha vai até o dia 25 de outubro. Além das crianças, pessoas até os 49 anos também podem se proteger contra o vírus, por meio da vacinação oferecida nas unidades de saúde.
Joinville imunizou apenas 30% da meta de crianças menores de 1 ano até setembro, pouco mais de 2.400 crianças, quando precisa atingir no mínimo 8.082 imunizações. De 18 a 30 de novembro, será a campanha de vacinação para adultos dos 20 aos 29 anos.
O sarampo foi considerado erradicado do Brasil no ano de 2016, quando o país recebeu o Certificado de Eliminação da Circulação do Vírus. No ano passado, mais de 10 mil casos foram registrados, trazendo a circulação do vírus novamente ao país. A causa do reaparecimento da doença se deve à queda da cobertura vacinal.
Em Santa Catarina, desde 2017 a meta de 95% não é alcançada, o que abre espaço para a circulação do vírus retornar ao Estado. Apesar da campanha de agosto do ano passado, apenas 91% da meta foi alcançada.
Neste ano, Joinville registrou um caso de sarampo. Uma mulher de 29 anos, que já teve alta hospitalar e se recupera bem, sem chances de ainda transmitir a doença, teve a suspeita da doença confirmada no mês de setembro.
O risco de transmissão da doença é durante seis dias antes de aparecer o exantema (manchas na pele em decorrência do contágio com o vírus) e até quatro dias após, num período total de 10 dias. O vírus pode ficar incubado por 7 a 21 dias antes de manifestar o exantema.
A doença tem os primeiros sintomas muito parecidos com o de uma gripe. O sarampo é uma doença respiratória infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida de pessoa a pessoa, pela fala, tosse e espirro. É extremamente contagiosa, podendo ser contraída em qualquer idade. Caracteriza-se por febre alta, mal estar, dor de garganta, tosse, coriza, conjuntivite, manchas avermelhadas pelo corpo (exantema).
As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 (um) ano de idade, podendo inclusive, levar ao óbito. Caso apresente alguns dos sintomas descritos procure uma das Unidades de Saúde e/ou Pronto Atendimento 24h para avaliação.
Dia D de vacinação contra o sarampo
No dia 19 de outubro, sábado, será o Dia D de vacinação contra o sarampo para as crianças de 6 meses aos 4 anos. As unidades de saúde que estarão abertas ainda não foram definidas.
Campanha vacinação
1º fase: Outubro
Entre os dias 07/10 a 25/10, sendo o dia D, de mobilização nacional, em 19/10.
Público alvo: todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).
2º fase: Novembro
Entre os dias 18/11 a 30/11, sendo o dia D, de mobilização nacional, em 30/11.
Público alvo: adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.
OBS: Mesmo durante a campanha, pessoas até os 49 anos também podem se proteger contra o vírus por meio da vacinação oferecida nas unidades de saúde.
Fonte: Prefeitura de Joinville