You are currently viewing Plano Diretor: oficinas comunitárias têm início em Rio Negrinho

Plano Diretor: oficinas comunitárias têm início em Rio Negrinho

  • Post author:
  • Post published:24 de outubro de 2019
  • Post category:Sem categoria

A noite desta terça-feira (22) marcou um importante passo na revisão do Plano Diretor de Rio Negrinho. Foi realizada a primeira das 22 oficinas comunitárias que acontecerão no município, no que se chama de etapa 2 do processo de revisão. A oficina foi voltada aos moradores dos bairros Centro e Bela Vista, e aconteceu no auditório do Centro de Excelência Evaristo Stoeberl.

Segundo a arquiteta e urbanista da Amunesc, Nathalia de Souza Zattar, “o objetivo do encontro é ouvir a comunidade, conhecer os pontos positivos e negativos sobre a cidade observados pelos cidadãos e compreender o que eles esperam para Rio Negrinho para os próximos dez anos. Ao final de todas as reuniões comunitárias esperamos ter um diagnóstico da cidade na visão dos munícipes”, afirmou.

O secretário-executivo da Amunesc, Tufi Michreff Neto, destaca: “um dos maiores ganhos que nós temos no processo de revisão do Plano Diretor é o fato de ele permitir a participação da comunidade. São os cidadãos que conhecem a cidade, que vivem lá, então eles são as pessoas mais capacitadas para nos informar quais os seus anseios para o município que habitam. Esta é uma das etapas mais importantes justamente por isso, porque é a hora de ouvir os munícipes”, concluiu.

A Amunesc é responsável pela aplicação da metodologia dos processos de revisão do Plano Diretor nos municípios associados. Na oficina realizada terça-feira, além de Nathalia, a arquiteta e urbanista Tabata Yumi Fujioka e o Desenhista / Analista em Design Gráfico 3D Luiz Augusto Laval dos Santos também representaram a Associação.

No total serão realizadas 13 oficinas comunitárias para a zona urbana e nove para a área rural, até o início de dezembro. A próxima oficina será realizada hoje, as 19h, na Escola de Educação Básica Professora Marta Tavares, para os moradores dos bairros Ceramarte e Cruzeiro.