You are currently viewing Amunesc entrega documentação do Plano Diretor à Prefeitura de São Francisco do Sul

Amunesc entrega documentação do Plano Diretor à Prefeitura de São Francisco do Sul

  • Post author:
  • Post published:4 de dezembro de 2019
  • Post category:Sem categoria

A Amunesc entregou ao prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lôbo, a minuta final do Projeto de Lei referente à revisão do Plano Diretor Participativo do município. A entrega foi feita na tarde desta terça-feira (03), pelo secretário-executivo da Associação, Tufi Michreff Neto. As arquitetas e urbanistas que compuseram a equipe técnica da Amunesc responsável pela aplicação da metodologia de revisão, Nathalia de Souza Zattar e Tabata Yumi Fujioka, também estavam presentes.

Gama Lôbo agradeceu a participação do corpo técnico da Amunesc ao longo de todo o processo de revisão do Plano Diretor Participativo e disse que a proposta representa um marco histórico para a cidade. “Nós temos um Plano Diretor antiquado, de 1981, no qual foram feitas apenas algumas mudanças, numa colcha de retalhos que não reflete as necessidades da população. A gente quer dar modernidade à cidade tendo como base três pilares: a economia, as pessoas e o meio ambiente. Queremos dar uma nova dinâmica à economia da cidade, mas para isso precisamos propiciar condições de emprego e renda para a população e, ao mesmo tempo, respeitar aquilo que a gente tem de mais importante, que é a nossa natureza”, disse.

Para Tufi, um dos grandes destaques da revisão do Plano Diretor de São Francisco do Sul está na ampla participação da população. Durante a consulta pública foram gerados 441 formulários com as sugestões dos munícipes. “Este foi um processo de revisão com intensa participação popular que teve início em 2017. Durante estes anos de realização de assembleias e reuniões com a comunidade pôde-se chegar a um projeto de lei que atenda às expectativas dos munícipes e que proporcione condições de crescimento para São Francisco do Sul”, afirmou o secretário-executivo.

O montante de documentos entregues inclui ainda os mapas e tabelas que compõem o anexo da minuta do PL e os documentos originais produzidos nas 27 reuniões de leitura comunitária e nas quatro oficinas de planejamento realizadas com a comunidade. Também foram entregues os 15 cadernos do relatório final, que descrevem detalhadamente as 8 etapas do processo de revisão. Somente este relatório contém, aproximadamente, 2655 páginas.

A previsão da prefeitura é de que a minuta do Projeto de Lei seja encaminhada nesta quarta-feira (04) à Câmara de Vereadores, que deve avaliar a proposta e colocar em votação.